sábado, dezembro 05, 2009

porque hoje é sábado...

... e dando os trâmites por findos, há a perspectiva de domingo, hoje é dia de post. Nada de trabalho, porém. Só brincadeiras. Dia de ficar quietinhos em casa, que a rua anda cheia de gente, carros, flamenguistas, gremistas, turistas. Eu torço pelo Fluminense e já moro no Rio desde que nasci. Posso sobreviver ao Maracanã lotado amanhã e à inauguração da árvore de Natal da Lagoa, aqui pertinho de casa, sem sair do meu canto e sem passar pelo trânsito infernal que já se anuncia. Já organizei as provisões, os DVDs para assistir, tudo o de que se necessita para uma hora dessas. Daqui não saio, daqui ninguém me tira.

Nos últimos dias andamos já com a cabeça no futuro próximo - ano praticamente vencido, 2010 ali na esquina acenando com viagens e trabalhos que não imaginaríamos há um mês atrás. É sempre assim. Parece que não vai acontecer nada, e de repente é tudo ao mesmo tempo agora. Por isso mesmo, quanto mais quietos em casa, no momento, melhor. 

O primeiro semestre de 2010 parece que vai ser uma loucura, tudo ao contrário do que eu estava planejando (ficar mais um pouco por aqui, voar menos, etc). Na verdade eu adoro viajar já tendo chegado nos lugares. O processo de ida é que me esgota. As horas de voo, o perrengue de passar por imigrações e alfândegas, sempre desgastante e cada vez pior desde o 11 de setembro. Mas não tem jeito, o mundo chama e a gente tem de ir, pela sobrevivência nossa e da música em si. Ficar só no Brasil, infelizmente, não paga nossas contas. Não há patriotismo que aguente, nem autoestima. Perdoem o personalismo, mas é a realidade de um músico brasileiro. Eu e tantos, sempre com um pé na estrada.

E assim foi que nos pegamos ontem à noite, mapa-mundi estendido à nossa frente, tentando calcular as melhores rotas para fazer a ligação entre uma turnê e outra. Fora a possibilidade de não estarmos presentes para votar no segundo turno das eleições presidenciais, caso haja, o que muito me incomoda. Cresci e me tornei adulta sob uma ditadura, e valorizo muito este momento.

Mas agora tudo o que eu quero é sossego. Aqui na esquina tem o melhor sorvete da cidade. E sorvete é tudo de bom!

17 Comments:

At 7:54 PM, Anonymous Cecília Freitas said...

O meu sábado está dedicado às correções de prova. Vida de professora, haja paixão! Mas entre uma turma e outra dá para ver um filminho ou fazer um comentário no meu blog preferido...

 
At 8:42 PM, Blogger rogerio santos said...

Cruzando os dedos para que estejas diversas vezes pelos palcos paulistanos em 2010.
Nossa cidade precisa (SEMPRE) dos teus versos por aqui.

Beijão,
Rogerio

 
At 11:46 PM, Blogger pituco said...

joyce san,

folgo em saber de tua agenda profissional...e que curtes sorvete, picolé. gelatos afins...também sou gelatômano? sorvetemaníaco? ou seja lá o que vier abaixo de zero graus centígrados para se degustar...rs

não sou muito fã daquelas combinações em taças...apesar de curtir um mango perfait delicoso...quando vieres pra cá, já estás convidada.

abraçsonoros e pacíficos
ps.feliz natal pra ti e tua família

 
At 9:42 AM, Anonymous Christophe Rousseau said...

Que bom poder ler você e aprender essas coisas da artista braliseira que você é ...Ha anos que eu escuto você desde os anos 80 por ai quando Luiz Antonio(paix á son âme) e Rolando le duo ''Les êtoiles''Estreiavam em Paris no lugar chamado ''Discophage''...Eu chegava em Paris,do meu lugar do sul da França, perto de Avignon onde a gente morou desde 1965 de volta do Uruguay e em 1982 depois de ter deixado a universidade de Montpellier, fui tocar e cantar num trio franco-brasileiro em Megeve,nos Alpes com seus dois discos de então na bagagems e sempre comigo: Clareana e Feminina. Eu eu ficava encantado tentando descubrir cada vez mais suas ''Suites Harmoniques'' no violâo: que tempos boms ...pra mim mesmo!
Meu Pai era apaixonado por Jazz e colecionador desde 1929 e descubriu João cantando meditação no Radio Montevideo em 61 por ai ..Meus pais chagaram da Argelia em 58 com os 5 filhos tentando encontrar um lugar calmo para criar os filhos...Ele comprou os Lps do momento, os tres para todos da familia...Eu nasci lá em 1960 em Carasco-Montevideo e logo logo fiquei hypnotizado com som, voz e balanço do João Gilberto. Foi o duo ''Les Êtoiles'' os maiores embaixadores da música brasileira em Paris com Tania Maria tambem que me ajudaram e me fizeram descubrir caminhos novos, você, Djavan, Gonzaguinha, Fatima Guedes etc...
Foi eu, morando agora em Niteroi que colocou gratuitamente na rede o documento remasterizado em casa de João Gilberto casa de Chico Pereira que o colecionador e amigo Lars Crantz da Suecia me enviou fim de 2008, foi o blog do amigo TM ''Toque Musical'' que colocou o documento que limpei dos shiados e barulhos com o programa Sonic Stage Mastering Studio da Sony. Ontem, para informação tive o encontro em Flamengo no bar ''Barão do Planalto'' como cada Sabado primeiro do mes de uma turma importante e engraçada de colecionadores de Lps entre os quais meu grande amigo Claudio Fragnán de Vila Isabel, um dos maiores colecionador de LPs Samba Jazz, Bossa Bova etc. O Rio a pesar de todo o tumulto deste fim do ano e das ferias chegando, continua ainda certamente o melhor lugar para um apaixonado de música brasileira como eu... que bom viver por ai, meus parabens para vocês Joyce, Tuti e familia, saõ os simples desejos de um admirador francés em Niteroi.
Christophe Rousseau

 
At 1:25 PM, Blogger Luiz Antonio said...

Nossa, olhei a foto do post e acabo de olhar pro lado aqui do meu computador...achei que você tivesse fotografado a minha casa!
Dica de dvd (LA GLORIE DE MON PÈRE e LE CHÂTEAU DE MA MÈRE - ambos de Yves Robert) e família é tudo de bom!

 
At 2:40 PM, Blogger joyce said...

Christophe, sempre quis ouvir essas gravações. Quando consegui descobrir o link, já haviam sido retiradas da rede... e eu não ouvi até agora. Fiquei triste por ter perdido essa... E Les Étoiles, amigos tão queridos! Recentemente recebi de um amigo e pianista francês, Jean-Yves Candella, um CD maravilhoso dele, que tem uma cancão dedicada ao Luiz Antonio. Merci de m'écrire, à bientôt!

Luiz Antonio, eu já disse e repito: casa que tem criança é tudo igual... Mesmo que elas venham só de passagem, deixam rastros e aquela bagunça adorável.

Pituco, sorvete em Tokyo é bom, mas o sorvete brasileiro, pra mim, ainda é o campeão. Sorvete de tapioca, de goiabada com queijo, aí não tem...

Rogério, temos temporada no Tom Jazz em SP, final de janeiro e final de fevereiro. Logo, logo estaremos aí.

Cecília, a sua é a profissão mais bonita e importante do mundo, e sei que você sabe disso. Como dizem os rappers americanos: respect!

 
At 5:15 AM, Blogger Kristi_Sundberg said...

Sorvete de tapioca, de goiabada com queijo...mmmm! Rio, estou indo!

 
At 11:05 AM, Anonymous Cecília Freitas said...

O Rio também seria minha primeira opção se fosse eu a passar de visita pelo Brasil, Xica, mas sorvete de queijo, o melhor que já provei até agora foi em Belém do Pará. Aqui na minha cidade, Fortaleza, devido ao calor o sorvete é indispensável...

 
At 2:52 PM, Blogger Rafaela Gomes Figueiredo said...

ahhh, que o Rio é isso aí...

muitos e bons ventos procês!
viajar é preciso! :)

besos

 
At 7:58 PM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

Oi Joyce!
Li que você ainda não ouviu os registros do João Gilberto na Casa do Chico Pereira. Vale a pena ouvir mesmo, até porque acredito que nunca deva sair em cd.
Se não tiver problema, aqui estão os links:
Parte 1 - http://www.4shared.com/file/87078942/b59fcc16/Joo_Gilberto_na_Casa_do_Chico_.html

Parte 2 - http://www.4shared.com/file/87068070/420decc6/Joo_Gilberto_na_Casa_do_Chico_.html

 
At 9:56 PM, Blogger joyce said...

Obrigada, Bernardo. Infelizmente não consigo abrir este formato, que pena!
Mas valeu a intenção.

 
At 11:54 PM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

É zip. Aqui está o programa:
http://terrabrasil.softonic.com/ie/9840/WinZip

Qualquer dúvida pra baixar o disco eu te ensino.

 
At 9:52 AM, Blogger joyce said...

Bernardo, obrigada de novo, mas não rola... Já tentei. Alguma incompatibilidade com o meu mac, talvez. Vou tentar de outro jeito.

 
At 5:41 PM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

Tá bom, eu acho que não funciona no mac mesmo.
Aqui tem outro link, agora para baixar via torrent:
http://sombarato.org/sites/default/files/Joao_Gilberto_-_Na_Casa_de_Chico_Pereira-BR-1958__www_sombarato_org_0.torrent

 
At 3:31 PM, Blogger Chris said...

Ola Joyce onde é que está seu E mail que vou mandar o link para você baixar os dados de Joao casa de Chico Pereira (dernier remix)
Me envie por e Mail. Aqui o meu.
Me disse tambem quando fazer show no rio nestes tempos. Forte Abraço
Chris
crisdobrasil2005@hotmail.com

 
At 6:04 PM, Blogger Luiz Antonio said...

JOYCE, esse teus pitacos, por aqui agora, deram uma BOSSA toda especial ao blog.

 
At 8:20 PM, Blogger Chris said...

Cara Joyce, aqui estão os ultimos links que disponibiliso para vocês sobre João Gilberto Casa de Chico Pereira de 1958.
File name: JoaoGilberto1958CasaChicoPereira_Remix(20 11 2009)Part.1.rar
Download link: http://www.mediafire.com/file/n3y0erchnnm

File name: JoaoGilberto1958CasaChicoPereira_Remix(20 11 2009)Part.2.rar
Download link: http://www.mediafire.com/file/tycyjzdl1dm

File name: JoaoGilberto1958CasaChicoPereiraRemix(20 11 2009)Part.3.rar
Download link: http://www.mediafire.com/file/3nmzm4ojlyt

aqui tambem o link do endereço onde eu coloquei meu comentario no Blog Som barato que fez semeiar os dados rapidamente.
Para ler o meu comentario depois de entrar tem que decrementar a pagina do blog (para baixo) até encontrar-lo que eu já disponibiliso aqui a pagina exata onde estava diponivel o João com capas novas feitas por Toque Musical, blog pelo qual eu trabalho, limpando algums Lps antigos dele:
é que eu sou faxineira entende!
rs-rs-rs-rs
Aqui o link das peripecias que qconteceram para mim e os amigos.
http://sombarato.org/node/658
boas leituras e aproveite, para carregar os dados novos sobre joão que eu disponibilisei aqui. São de bem melhor qualidade audio e sem o defeito na faixa Lobo Bobo que tinha nos primeiros posts.
Forte abraço
Christophe Rousseau

 

Postar um comentário

<< Home