segunda-feira, fevereiro 21, 2011

mais imagens das gravações

Mais fotos das gravações da nossa série 'No Compasso da História! Estive no outro dia no estúdio Albatroz, do meu querido Roberto Menescal, para uma conversa sobre a bossa-nova e o momento em que o Brasil quase foi o que dele se esperava. Pois é como eu sempre digo: a bossa-nova é o Brasil que deveria ter sido... e, quem sabe, um dia ainda será!

Pra se chegar no local de trabalho de Menescal, é preciso pegar um... barquinho. Pois o estúdio fica numa pequena ilha na Barra da Tijuca, lugar bem escondido, perfeito para quem quer sossego na hora de gravar.

Menesca contou histórias ótimas que ele viu e viveu. Falou-se de João Gilberto, de Nara, de Tom, do tempo em que um presidente da República mandava chamar um poeta e um compositor para mostrar a cidade que estava começando a construir, como Juscelino fez com Tom e Vinícius ao lhes encomendar a Sinfonia de Brasília. Sonhava-se muito, então.

Já esta foto é um momento de descontração total - que de resto, já rola direto - no estúdio, com João Cavalcanti se preparando pra cantar comigo e com Antonia "Minha Fama de Mau', de Erasmo e Roberto, no programa que trata dos anos 1964-1967, onde a bossa-nova foi substituída, nos ouvidos brasileiros, pela Jovem Guarda, pela música de protesto e pela MPB dos festivais - e onde já se prenunciava o período musical que viria depois, com a Tropicália. No Brasil, inaugurava-se a era pesada e sofrida da ditadura militar. E a bossa-nova encontrava a famosa saída do aeroporto e voava para o mundo, de onde não mais sairia.


4 Comments:

At 11:48 PM, Blogger Marcel said...

"Pois é como eu sempre digo: a bossa-nova é o Brasil que deveria ter sido... e, quem sabe, um dia ainda será!"

Nossa, essa frase me deu uma excelente ideia, adorei! hehe

Vou roer as unhas pra assistir esse programa!

 
At 3:49 AM, Blogger pituco said...

joyce,

as fotos estão bacanudas à beça...você e o sr.menescal contando estórias e ainda...escrevendo estórias...parabéns

concordo em gng...a bossa nova é o som do brasil...de um país idealizado...mas, se o idealizamos, este existe, não é isso?

abraçsons

 
At 4:31 PM, Blogger tania não desista said...

realmente com tantos atributos...a progamação tá dando água na bôca!...tá valendo embalar a paciência e esperar o dia da estréia!...vai ser muito legal saber mais sobre música...sempre!/
vamos que vamos,amiga!
bj
taniamariza

 
At 8:30 PM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

Agora eu vou fazer de tudo pra ver esse programa. Fotos maravilhosas e com certeza estórias maravilhosas.
Concordo com você nessa frase:
"a bossa-nova é o Brasil que deveria ter sido... e, quem sabe, um dia ainda será!"

 

Postar um comentário

<< Home