quarta-feira, março 02, 2011

o circo chegou!

A câmera deu chabu e apresentou a data errada - estas fotos são de março de 2009, dois anos atrás, portanto, mas servem para lembrar que esta mesma trupe que me cerca estará levantando sua lona pela Europa, dentro de pouquíssimos dias.

Na primeira foto, estávamos na mui graciosa San Girolamo, na Itália, e nesta agora, em Londres, na entrada do Ronnie Scott's Jazz Club, onde iremos tocar dia 24/03. Eu, Tutty, Rodolfo e Hélio esperamos diversão, muito som e alegria, pra nós e para as plateias locais. Mesmo com os deslocamentos quase diários, feitos de avião, de trem, de van... Mas vida de circo é assim mesmo. Ou, como dizia o Tom, 'é dura a vida da bailarina'...

Aqui no Brasil deixo o programa sendo editado e montado (pelo menos os primeiros episódios) e os convites para os próximos já sendo adiantados - com Marlui Miranda (quem mais?) no programa que fala em cultura indígena, e mais a super-musical Cris Delanno no da Bossa-Nova e Fernando Eiras (que ator magnífico! e que belo cantor, ainda por cima...) para o programa sobre os anos 50, samba-canção e outros babados. Vai ser muito bom! Como uma vez me disse meu parceiro Ronaldo Bastos, convidar com propriedade é uma arte. E acho que estou ficando boa nisso...

No mais, espero que na minha volta, em abril, algumas pendências brasileiras já se tenham resolvido - como a polêmica em torno da ministra Ana de Hollanda, que vem sendo atacada violentamente por algumas figuras que adorariam estar sentadas na cadeira que ela hoje ocupa. E a ingenuidade de alguns queridos compositores que atiram no próprio pé (ou na própria cabeça) quando defendem um projeto de direito autoral que desconhecem. Deveriam ter lido o projeto que os antigos titulares do MinC estavam preparando, antes de sair dizendo que Ana está mal assessorada. Ela está nos defendendo, pessoal! Atenção! Como diz o choro de Pixinguinha, 'cuidado, colega!'

Falando em perrengues sazonais - do carnaval, pelo menos, já nos livramos: eu que amava tanto os carnavais de rua da minha infância e adolescência, hoje passo as duas semanas que antecedem a quarta-feira literalmente trancada em casa, sem querer nem poder sair. O carnaval de rua do Rio renasceu, que bom. Mas se agigantou de tal maneira que se tornou insuportável. Nem alguns pioneiros fundadores de blocos estão aguentando mais. Sem falar no rastro de destruição provocado pelo vandalismo e a má-educação de quem acha divertido urinar na rua e sair quebrando tudo o que vê. Não é esta exatamente a minha noção de diversão. Portanto, hoje em dia me incluo fora disso. E me compadeço de quem mora perto da orla, para onde de vez em quando consideramos nos mudar, mas pensando bem... estamos melhor com a folia vista assim do alto.

No mais, são sonhos de amor e paz que sempre nos embalam, e algumas saudades quase insuportáveis, que vamos levando. E vamos em frente, que quem é de circo não chora.

2 Comments:

At 9:18 AM, Blogger Luiz Antonio said...

"sim, trabalhar é bom. doce é se cansar, é fazer nasccer, crescer..."

"sim, como as lavadeiras, como as cachoeiras, como a construção...gerar força e trabalhar e alimentar o planeta em sua transformação..."

"lindo é o suor correr, plantar e colher...ver multiplicar...sons pra nos traduzir, pra nos conduzir, qualquer direção...gerar música no ar e alimentar cada sonho vivo no coração!"
(joyce/ana terra)

Desculpem as autoras se errei/troquei a letra em alguns trechos, mas hoje acordei com essa na minha "radio-cabeça". Tudo haver com meu momento de trabalho e com esse momneto de vocês!

Que DEUS nos abençoe, a todos nós, com trabalho, força , fé e música!

Bons ventos!

 
At 4:36 PM, Anonymous Cecília Freitas said...

Joyce, fiquei muito triste por não ter conseguido ir a Jericoacoara te ver... estava trabalhando muito na época do festival... Mas, para o meu coração sorrir e fazer festa: a gente se encontra em Guaramiranga!!! Contando os segundos, que nem criança... muitos beijos e até lá!

 

Postar um comentário

<< Home