quinta-feira, março 31, 2011

rescaldos da tour


Aqui vai uma crítica de nosso show no Ronnie Scott's, feita pelo London Jazz Blog, pra quem quiser conferir:
http://londonjazz.blogspot.com/2011/03/review-joyce-moreno.html

(na foto, o vulcão Etna visto da estrada, a caminho de Palermo, na Sicília)

No mais, semana que vem retomamos as gravações do programa, entrando no repertório da Tropicália, com participação vocal de Marcos Sacramento, além de entrevistas e muitas externas e textos, ai de mim... (mas juro que aprendi a gostar de fazer esse papel!)

A reunião com a Ministra Ana de Hollanda foi mais o menos o que eu deveria já ter esperado, com muita gente da plateia tomando o microfone para falar de assuntos que não eram pertinentes ali. Democracia é assim mesmo. O importante ali era que se ouvisse o que ela tinha a dizer, o que até o momento não tinha ainda acontecido. E o que ela tinha a dizer era importante.

Ana padece de um problema que se torna sério nos dias de hoje: ela não se comunica muito bem. A lábia baiana do seu antecessor (não me refiro aqui ao Gil) fazia com que o conteúdo do que ele dizia passasse batido, e assim se convencessem os incautos. No caso de Ana, o conteúdo excelente do que ela diz às vezes se perde para quem não estiver muito atento. Como o cargo dela é de ministra da Cultura e não de apresentadora de TV, vocês podem até dizer que isso não importa. E não deveria importar mesmo. Mas hoje em dia a política é totalmente midiática, infelizmente. De qualquer forma foi um alívio ouvir dela que o direito de autor é cláusula pétrea e que as decisões tomadas até aqui foram tomadas de caso mais do que pensado. E isso foi dito com total segurança. Tomara que daqui para a frente os talibãs da internet deixem a ministra trabalhar em paz.

A crise na OSB foi um assunto pertinente levantado naquela reunião. Esperemos que tudo se resolva da melhor forma. Os maestros sempre comparam as orquestras a uma tropa de cavalos que precisa ser domada. Já ouvi esta comparação dita por Isaac Karabitchevsky aqui no Rio, pelo diretor artístico da WDR Big Band na Alemanha, e hoje li no jornal esta mesma comparação feita pelo maestro Eleazar de Carvalho, em antiga entrevista dos anos 1970. Ou seja, não é de hoje, e é universal. É uma relação complicada, mas sei de casos de spallas de orquestras sinfônicas a quem são dados períodos sabáticos de um ano, tal o stress da posição (comparável ao de um controlador de voo - não estou brincando, tive amigas na França que eram controladoras de voo e tinham períodos assim longos de folga, para se recuperar da tensão).

A música, em tese, não deveria causar esse stress todo, mas no universo da música de concerto isso acontece, e não foi por menos que, no final dos anos 1980, em tempos de tremenda dureza financeira aqui em casa, consegui convencer o Tutty a desistir de prestar exame na OSB, para o qual ele tinha intensamente se preparado e já estava pronto - tendo inclusive participado do naipe de percussão como músico extra em vários concertos. Mas o nível de stress a que ele estava se submetendo não compensaria o possível salário da orquestra. Graças a Deus ele me ouviu e saiu fora dessa. Ou estaria hoje bem menos feliz. Mas esse não era mesmo o universo dele, músico brasileiro de jazz, de um mundo bem mais livre. Para um músico que se prepara por toda uma vida para ingressar numa sinfônica e, uma vez dentro dela, enfrenta sérias cobranças pela manutenção de um alto nível de excelência, o stress é inevitável. É um clássico caso em que todo o mundo tem sua dose de razão. A questão é como resolver isso sem chegar a este ponto de conflito.

PS- vejam o filme de Fellini, 'Ensaio de Orquestra'.

PS 2- Na verdade, manter o nível de excelência é necessário para qualquer músico que se preze. Por isso praticamos diariamente nossos instrumentos e estudamos a fundo tudo o que se relacione com a música que queremos fazer. Mas numa orquestra sinfônica é o maestro quem determina onde o músico deve chegar. Aí é que o bicho pega...

8 Comments:

At 10:26 PM, Blogger Luiz Antonio said...

Poxa, Joyce! tudo o que o critico londrino disse, nós aqui sabemos e diria _muito mais_. Só lamento mesmo é que o Brasil não saiba. O Brasil não conhece o Brasil, e isso todo mundo já sabia, menos o brasileiro. Será que nós, aqui do blog, somos brasileiros???

 
At 12:52 PM, Blogger joyce said...

Eu é que não esquento com isso, Luiz Antonio. Como disse o sábio Oswald de Andrade, 'um dia a massa há de provar do biscoito fino que fabrico...'

 
At 1:31 PM, Blogger pituco said...

e continue fabricando, joyce e tutty...porque quem já provou, gostou e quer repetir...

parabéns
abraçsonoros

 
At 1:36 PM, Blogger Marcel said...

Ah Joyce, do que depender de mim, meus filhos, netos, bisnetos e o que Deus permitir...! Todos provarão do biscoito fino que você fabrica! rs

Eu estava vendo alguns vídeos, seus ao lado de João Donato lá na sala dos professores.

Eu encho o peito pra falar que você é a minha inspiradora mór. E como tremia na primeira apresentação para um público completamente desconhecido por mim, ao anunciar que a canção que faria seria "Clareana". Só eu sei o quanto aprendi da vida e de música só escutando você cantar, tocar ou siplesmente escrevendo para nós aqui no blog.

E se lá fora abre mais espaço para a sua música, você que está certíssima de levá-la pra fora.

Mas saiba, que aqui no Brasil, não podemos ser muitos, mas somos suficientes, admiradores assíduos de uma obra tão rica e bonita como a sua!

Um Beijo Enorme!
Até Jazz!

 
At 1:55 PM, Blogger Luiz Antonio said...

como se diz aqui: é bem por ai...guria! Também não esquento,mas não deixo de lamentar...o Brasil não conhece o Brasil.
Também espero por uma depuração desse paladar, um dia.

 
At 1:37 AM, Blogger pituco said...

joyce,

o marcel postou lá no fb um vídeo bacanudíssimo...caymmi visita tom...kammagarn live 11 mar.2011...mamma mia, que bello

deve haver mais...vou procurar

taí o link...
http://www.youtube.com/watch?v=lROoivnctbg&feature=player_embedded

abraçsonoros e saudosos

 
At 6:42 AM, Blogger Dagmar Almeida said...

Querida Joyce,

Pela 4a vez, quero dizer como foi maravilhoso falar com voce depois do show em Londres. Tambem quero fazer promessa solene aqui perante o pessoal do blog que sempre irei aos seus shows mas nao no camarim. No dia 24, inves de 2 minutos, eu fiquei la dentro mais de 20 minutos, o que nao eh justo para todas as pessoas (muitissimas) que tambem queriam falar com voce no Ronnie's depois do show.

Obrigada pela chance que voce deu aos londrinos de ouvir MISTERIOS do jeito que devia ser cantada ao inves de gritada pela sra Lennox(com letra modificada). Esta versao (horrivel, apesar do Milton), eh a que a gente ouve no radio. O unico conforto eh saber que voce recebe direitos autorais mesmo quando arruinam suas cancoes.

As pessoas ao meu redor (japoneses e ingleses) adoraram BOTA DE SETE LEGUAS, cujo nome voce nao anunciou e por isso me perguntaram e me deram papelzinho para eu escrever (por sorte estavam vendendo Gafieira Moderna na recepcao do Ronnie's) e tambem MEDO DE AMAR (que nao estava a venda). Se houver espaco na mala, traga algumas copias de Slow Music para evitar o pessoal sair atras do CD nas pouquissimas lojas de discos que ainda estao abertas aqui.

Se a saude permitir, continue com a sua missao divina: "divertir quem ainda acredita na vida". Isto ainda eh possivel gracas ao balsamo diario que eh a sua musica!!

Semana que vem, voce volta ao batente. Tutty Moreno me disse (no camarim do Ronnie's) que as gravacoes de NO COMPASSO DA HISTORIA nao estarao terminadas em maio, como previsto. Por favor, na vespera do programa ficar pronto, anuncie no blog o dia, o canal e a hora da transmissao para eu dar para o meu irmao que NUNCA ve televisao. Deste modo, ele liga a TV, grava os 13 episodios e me mostra quando eu for ao Rio.

Obrigada por tudo, especialmente pelas dulcissimas recordacoes daquela quinta-feira dia 24 de marco no Ronnie Scott's (estou louca para ler a review do show, no site que voce forneceu).

Com muito carinho,
Dagmar Almeida
Londres E17

 
At 7:32 PM, Blogger Luiz Antonio said...

MEIO PARAQUEDAS....MAS AQUI AMAMOS MÚSICA E LETRA....
E ESSA QUE EU RESOLVI COLOCAR AQUI É LINDA DEMAIS. QUERO COMPARTILHAR COM VOCES!

NEY LISBOA (LETRA E MÚSICA) E MARISA ROTEMBERG,NO LINK DO YOUTUBE, INTERPRETANDO.

GAUCHADA EXILADA AQUI NO SUL DA ILHA, MAS QUE LANÇA NO MAR DA INTERNET MENSSAGENS "EM GARRAFAS" COMO ESSAS, PARA ACALMAR AS ALMAS E CORAÇÕES, DE OUTROS TANTOS EXILADOS NAS ILHAS DO MUNDO A FORA...
(DESCULPA JOYCE, A ABERTURA DE ESPAÇO)

EU OUÇO A MÚSICAE ME EMOCIONO, LEIO A LETRA E CHORO! MILAGRE DA MÚSICA, BALSAMO DA ALMA E FÉ NO DIA DE AMANHÃ
BEIJOS A TODOS
LUIZ ANTONIO
---------

Por Aí
(Nei Lisboa)

Lembra do quanto amanhecemos
Com a luz acesa
Nos papos mais estranhos
Sonhando de verdade
Salvar a humanidade
Ao redor da mesa
Sábias teses e ilusões sem fim
Ying, Jung, I Ching e outras cabalas
Procurando Deus entre as folhagens do jardim

Que tolos fomos nós, que bom que foi assim
Que achamos um lugar pra ter razão
Distantes de quem pensa que o melhor da vida
É uma estrada estreita e feita de cobiça
Que nunca vai passar por aqui

Lembra de longas primaveras
De andar pela cidade
Saudando novas eras
Sonhando com certeza
Salvar a natureza
Ao final da tarde

Cegas crenças, lixo oriental
Ying, Jung, I Ching e outras balelas
Procurando Deus entre as macegas do quintal

Seremos sempre assim, sempre que precisar
Seremos sempre quem teve coragem
De errar pelo caminho e de encontrar saída
No céu do labirinto que é pensar a vida
E que sempre vai passar por aí

Auras, carmas, drogas siderais
Ying, Jung, I Ching e outras viagens
Procurando Deus entre delírios dos mortais

Seremos sempre assim, sempre que precisar
Seremos sempre quem teve coragem
De errar pelo caminho e de encontrar saída
No céu do labirinto que é pensar a vida
E que sempre vai passar
Sempre vai passar por AQUI.
-----
O LINK:

http://www.youtube.com/watch?v=_j8UFla3eUg

 

Postar um comentário

<< Home