quinta-feira, abril 07, 2011

os anos 70

Hoje tive o prazer de entrevistar para o nosso 'No Compasso da História' meu velho amigo Sérgio Cabral, grande jornalista, compositor bissexto, biógrafo excelente e, mais recentemente, autor de musicais de sucesso, como 'Sassaricando' e 'É Com Esse Que Eu Vou'. No momento, vivendo a esdrúxula situação de ser pai de governador, o que certamente é um perrengue na vida de quem sempre viveu com a maior liberdade. Principalmente se o filho está à frente de uma política como a das UPPs...

(Somos amigos há tantos anos que, segundo Sérgio, eu não vou lembrar quantos, porque ainda não era nascida... E vejam atrás de nós o lindo quadro de Lan, com Vinicius, Pixinguinha e Ciro Monteiro se encontrando no céu...)

Na nossa conversa, histórias deliciosas sobre a criação d'O Pasquim, jornal que foi ícone da oposição à ditadura militar nos anos 1970, e outras nem tão deliciosas assim, como a prisão de todo este time de jornalistas durante dois meses - por conta de uma charge onde D. Pedro I aparecia na clássica pose de 'Independência ou Morte', só que gritando 'Eu Quero Mocotó!' - e lembranças da censura às artes, especialmente à música, naquele período.

Muito bom poder ouvir quem viveu essa época contar tantas histórias, e de um jeito tão leve. Salve o nosso Sérgio!

PS- fotos de Alberto Jacob Filho