domingo, maio 15, 2011

o autor existe!

Circula desde ontem na internet um texto coletivo, uma declaração de princípios dos autores em geral, onde declaramos, simplesmente, que existimos e somos donos de nossas obras. Este movimento começou pela música, mas já está tendo adesões de criadores de outros ramos, escritores principalmente, que se deram conta de que esta questão nos interessa a todos.

Num momento em que poderosos lobbies/lobos-disfarçados-de-cordeiros se esforçam para convencer a opinião pública de que a criação não é um trabalho a ser remunerado - em nome de uma suposta "democratização da arte", que penaliza o autor e só irá beneficiar aos grandes distribuidores de conteúdo, que gostariam de não mais ter de pagar por isso - é importante que nós (os criadores desse conteúdo) marquemos posição e território.

Muitas e significativas assinaturas já estão lá. E quem quiser ler este texto, é só entrar no link abaixo. Onde, também, quem quiser assinar - independentemente da área de criação a que pertença - poderá fazê-lo.

Eis o link para o texto:

4 Comments:

At 12:07 AM, Blogger pituco said...

oi joyce,

sem tua anuência prévia, além de assinar, divulgarei o link desse teu post no facebook...imagino que não haja problemas contigo, será?

abraçsonoros

 
At 10:52 AM, Blogger joyce said...

Não, Pituco, não precisa anuência de ninguém, pois o texto é de todos. Quanto mais apoios, melhor!

 
At 10:04 AM, Blogger Marcel said...

Apoiado e assinado!

Sou apenas um pobre compositor, começando a minha vida na música....! ♪

Mas que deseja tudo de bom para os companheiros também compositores, e que os nossos direitos sejam assegurados, por que sim, nós existimos e faremos esse direito valer!

 
At 5:07 PM, Blogger Fred Monteiro da Cruz said...

um absurdo o que se faz com os autores aqui no brasil ! por mais desprendidos que sejamos nós compositores, letristas, escritores e diletantes de outras artes, precisamos ao menos recompor o investimento que fazemos em anos de estudo, em instrumentos mais das vezes caros, em equipamentos musicais, etc. e sempre somos passados para trás não nos restando às vezes sequer o nome citado pelos que praticamente se apropriam da nossa obra intelectual.. o brasil tem que passar a respeitar seus autores.. povo que não respeita é povo sem respeito ! abaixo a pirataria ! lutemos pelo direito autoral !!

 

Postar um comentário

<< Home