quarta-feira, julho 27, 2011

vida de artista


Esta é a imagem da capa do CD (ex-LP) "Ana Lucia Canta Triste", que comprei em viagem recente ao Japão, e depois descobri que havia sido discretamente relançado no Brasil. Paguei caro por ele, mas não me arrependo, pois o custo-benefício musical foi grande. É um lindo disco, com um super repertório e arranjos deslumbrantes de Oscar Castro Neves.

(na mesma linha de raridade e qualidade, espero que seja um dia relançado o belo LP de Anna Margarida Chagas, socialite carioca que atuou como cantora nos anos 1960, com magníficos arranjos de Luiz Eça e um repertório igualmente campeão)

Ana Lucia morava em Florianópolis, onde casou, teve filhos e era dona de um restaurante. Esteve em minha casa há uns 18 anos atrás, justamente para buscar a versão em CD de seu disco, que eu trouxera do Japão para ela. Depois nunca mais nos vimos, e hoje fiquei sabendo de seu falecimento, na cidade que escolheu para morar. Ela fizera sua escolha de vida, e imagino que tenha sido feliz.

É dura a vida da bailarina, como dizia o Tom. Hoje leio no jornal que a grande Dóris Monteiro, aos 76 anos, encontra dificuldades para trabalhar e pagar as contas. Foi uma estrela brasileira da era do rádio, passou incólume pela bossa-nova com seu canto cool e elegante, e foi mais além, com grandes sucessos, numa longa e proveitosa carreira. Mas o tempo pode ser implacável para o artista. Principalmente aqui no Brasil.



Gravei, anos atrás, um lindo programa (ainda na fase do 'Cantos do Rio') com Dóris e Tito Madi, outro grande da música brasileira, menos valorizado do que deveria. Sonho ver nosso Tito ganhando algum prêmio que lhe honre a grandeza e lhe dê o reconhecimento merecido pelo conjunto da obra. E lanço daqui a campanha: flores em vida! Prêmio Shell para Tito Madi, já!

9 Comments:

At 10:27 AM, Blogger Paul Constantinides said...

oras, não sabia q a cantora Ana Lucia faleceu. q coisa. ela é uma das minhas cantoras preferidas, tenho tudo q foi possivel até então coletar desta cantora singular e bela.

abs
paul

 
At 10:35 AM, Blogger Paul Constantinides said...

joyce, se existe pecado, pode-se ser que é um o fato de uma cantora tão importante na musica brasileira estar passando por dificuldades e como se diz , vivendo no esquecimento.

concordo q deveria-se dar maior evidencia a obra do Tito Madi.
boa iniciativa.

abs
paul

 
At 5:19 PM, Blogger Maysa said...

Cara Joyce

Parabéns!

Passo por aqui, paro, reflito.Você sempre afinada...sons e fatos.
Os prêmios, como as flores, devem chegar em vida.
Doris é profissional do canto, afinadíssima, repertório lindo e estrada rica.
Tito Madi, embalou a juventude de muita menina tímida, como eu.
Os dois, bem lembrados por você, merecem nossos aplausos, até hoje!
Um abraço carinhoso pelo que a gente encontra quando chega aqui.
Maysa

 
At 10:25 AM, Anonymous Túlio said...

o ostracismo a que certos artistas são relegados no brasil é inexplicável.
coincidentemente, o último disco gravado por dóris em 1992 foi em dupla com tito madi. de lá pra cá nada.
lembro-me de uma entrevista de dóris na tv em que ela falava de uma turnê no japão e contava as coisas engraçadas que aconteceram lá, adorei o bom humor dela.
fico também pensando, já que ela tem seu público no japão, o que fez com que ela não seguisse "o caminho da joyce" gravar lá e depois trazer o disco para o brasil e se deixasse cair lentamente no esquecimento.
falando em japão, tenho uma amiga lá que me perguntou quando vai sair o seu novo cd lá, você tem a data certa?
beijos

 
At 12:04 PM, Blogger pituco said...

joyce e tutty,

espero que tenham feito boa viagem...e que já estejam curtindo um repouso merecido...

obrigadão mais uma vez pela atenção e generosidade...pelo som bacanudo...o clima e sobretudo pelo cdzaço, que tô curtindo pacas...

abraçsons
ps.espero que tenham recebido tb o meu...inclusive o 'aujiro'...se vcs tivessem curtido o sabor e coisa e tal, levaria uma caixa de presente...fica pra próxima

 
At 9:41 AM, Blogger Carvalho said...

Poxa, é triste, mas é verdade...Estudando as cantoras do rádio na faculdade vi muito essa realidade, como tantas morreram com dificuldades financeiras e esquecidas. Penso que talvez a internet minimize isso. Muita vida e respeito, é o que desejo a todos, pequenos e grandes, artistas.

Um beijo.

 
At 1:21 PM, Anonymous Anônimo said...

Joyce, uma boa notícia: o disco da Anna Margarida foi relançado (no exterior, claro).
Pode-se ouvir trechos das músicas no site da Amazon:

http://www.amazon.com/Digitally-Remastered-Margarida-Chagas-Bovet/dp/B0050DOTOK

Abraços,

Cesar M

 
At 10:16 AM, Blogger joyce said...

Valeu, Cesar, vou procurar!

 
At 12:09 AM, Blogger aninha said...

Olá Joyce sou tua admiradora,
fiquei feliz por gostares de Ana Lúcia!
Tu sabes que eu gosto demais de descobrir novas cantoras e fiquei admirada por tu declarares que e tens uma admiração pela Ana lúcia.lamento em te dizer que comprei este cd por r$9,99 e adorei pelo tom de voz e repertório.Tento sempre vasculhar algumas lojas e sebo no centro a procura de cds e discos raros!!!!não sou musicista mas no meu sangue e espírito tem tons musicais ...........!!!
bjus musicais......
Analice

 

Postar um comentário

<< Home