sexta-feira, agosto 12, 2011

voltando do Japão

Aqui está nossa turma (com exceção do Tutty, que fez a foto) no camarim do Blue Note Tokyo, tendo ao lado o querido e eficiente crew da casa (Aki, nossa atendente de camarim, e Junto, técnico de monitor, e sua equipe).

Agora sim, nosso grupo completo, com nosso convidado Sérgio Santos, mais Rodolfo Stroeter e Hélio Alves. Sérgio fez enorme sucesso com o público japonês, com sua música sofisticada e diferente de tudo e sua presença exuberante em cena - o que pra nós foi uma alegria imensa, pois previmos um futuro bacana pela frente, no exterior, para um grande artista que o Brasil ainda precisa descobrir.

O público japonês foi um caso à parte. Casa sempre cheia, uma alegria absurda, entusiasmo geral. Depois de momentos tão difíceis como os que se passaram em março, com terremoto, tsunami e risco de um desastre nuclear, com a radiação em níveis muito acima do normal, muitos artistas cancelaram suas temporadas. Por isso, o fato de termos ido lá numa hora dessas fez com que muitas pessoas viessem falar conosco, emocionadas e agradecendo. E eu só pude dizer que não deixaria de ir de jeito nenhum, pois este povo é como se fosse nossa família.

Falando em terremoto, fomos recebidos por um bem na noite da nossa chegada. Acordamos às 4 da manhã com a cama balançando e as paredes rangendo (nosso amigo Sérgio achou que se tratasse de algum casal mais animado, em algum quarto vizinho, e só se deu conta no dia seguinte...). Foi um tremor 6.4, na mesma região dos eventos de março, mas mesmo ali em Tóquio deu para sentir. Se dormir com um fuso de 12 horas na cabeça já é difícil, imagina depois dessa...

(Rodolfo diz que no Japão tem sempre um alçapão no quarto do hotel, de onde sai um dragão no meio da noite pra bafejar o cangote dos incautos...)

A temporada foi linda e feliz. Bom de se ver, um povo tão valente, apesar de ainda fragilizado por tudo o que aconteceu, querendo fazer a vida voltar ao normal de qualquer jeito.

Sim, e lá saiu o meu novo filhote, 'Rio', meu CD solo, o que me fez trabalhar dobrado - mas eu gosto!

PS- também de voz e violão, recebemos o CD do nosso amigo Pituco (Tony 'Pituco' Freitas), comentarista constante aqui do blog. Um disco simples, honesto e amoroso de música brasileira, da melhor qualidade. Uma alegria a mais. Linda a sua versão ultra-slow para 'Nós', de Johnny Alf (canção que não é pra qualquer um) e os acordes espertos que ele incluiu em 'Águas de Março'.

PS 2 - só mesmo um paulistano da gema como o Rodolfo pra identificar no querido Pituco o japonês maluco do grupo Língua de Trapo, dos anos 1980, que cantava 'Os Metaleiros Também Amam' (minhas filhas adoravam!) - hoje um sóbrio neobossanovista. São os mistérios do tempo...


14 Comments:

At 12:45 AM, Blogger pituco said...

joyce e tutty,

o que escrever, após ler tua confissão carinhosa ao japão?...e ao cd?...pro lixo com a palavras...

emocionado...largamente emocionado...que fique eterna a música, unindo povos e divertindo as pessoas...

abraçsonoros
ps.joyce, teu cd já tem post lá em meu blog, com música no youtube (perdona me a antecipação)...tá rolando agora mesmo aqui em casa...

ps2.essa turma de craques que toca contigo, e teu special guest, sérgio santos, dão um orgulho danado na gente de se sentir 'brasileiro'...muito obrigadô...domo arigatô

 
At 2:01 AM, Blogger Marcel said...

Ah Joyce, que notícia maravilhosa você está nos trazendo!

Japão? Pra mim ainda um sonho distante, quem sabe um dia né? Nada que esforço e dedicação ajudem.

E quanto ao Rio, não sei se esperarei ele chegar ao Brasil, ou tratarei de adquirir a minha cópia diretamente do Japão.

Sem contar que ainda preciso pela própria Biscoito Fino ainda, comprar os seus discos que eu não tenho, antes de saiam de catálogo, bem que outro dia da livraria Saraiva aqui em São Paulo, dentro do Shopping Center Norte, em plena Marginal Tietê eu encontrei o "Revendo Amigos", "Bossa Duets", "A Banda Maluca" e o "Gafieira Moderna". Depois de uma trágica história, eu perdi o meu "Feminina" de uma maneira muito chata e triste.

Agora, fico eu aqui imaginando o som que vocês devem ter feito, aliás no Youtube, achei algo que acredito que tenha sido uma vinheta de comercial ai do Japão, com trechos do show, com você e o Sérgio falando.

Quanto ao disco do nosso queridíssimo Pituco, faço muita questão em ouvir, vou ver como eu consigo ele. Pituco, me dá uma luz ai. Ainda mais por conter obras do Johnny Alf, que ultimamente tenho começado a me aproximar mais do trabalho dele, e música como "Eu e a Brisa" e "Céu e Mar" já entraram no meu repertório. Sem contar a sua "Samba de Mulher" que eu mudei mais uma vez, e as mais recentes que eu acrescentei foram "Diz Que Eu Também Fui Por Ai", "Compositor" e a "Tema Pro Baden", e alguns pedacinhos da "Penalty", minha favorita, sem dúvidas.

Enfim, um brinde ao novo filhote!

Rio, come here, o Brasil precisa de você!!! =D

Um beijo enorme.
Até Jazz!

 
At 7:04 PM, Blogger Zé Antônio said...

Joyce, o CD RIo será lançado no Brasil?
Bj

 
At 7:05 PM, Blogger Zé Antônio said...

Joyce o CD Rio lançado no Brasil?
Bj

 
At 9:44 PM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

É sempre maravilhoso ouvir seus relatos das viagens e shows no Japão. Quem sabe um dia aqui no Brasil o grande público aprecie o que há de melhor da nossa música, como os japoneses fazem tão bem.

 
At 10:19 AM, Blogger joyce said...

Alô pessoal, cá estou de volta.
O 'Rio' vai talvez precisar esperar um pouco, pois o 'Aquarius' é o próximo da fila... Mas sairá com certeza. Mas o Pituco até já postou uma faixa no blog dele... :-)) E eu botei outra no meu website, então já dá pra se ter uma ideia.

 
At 3:24 PM, Anonymous Baptistão said...

Céus, Pituco! Você é o Pituco do Língua! Caramba! Você tem um fã aqui e nem sabíamos! Velhos e bons tempos do Língua. Esse grupo está na minha história. Sempre me perguntei onde andaria o Pituco e nem imaginava que estaria aqui - quer dizer, no Japão. Que coisa.
Joyce, bom saber que a estada no Japão foi - de novo - um grande sucesso. Vocês merecem. E o Sérgio é biscoito finíssimo mesmo.
Abraços, Joyce e Pituco.
(Pituco, onde consigo comprar seu disco?)

 
At 12:47 PM, Anonymous Sergio Santos said...

Joyce, foi maravilhosos ter estado com vocês! Tudo maravilhoso, até a minha desorientação sísmica! Fiquei encantado com os japoneses, com a determinação desse povo, com Tokyo e com o carinho que tiveram com nós todos. Sei que ainda vou voltar por alí algum dia. Certamente a música que fizemos e o quanto nos divertimos com ela, é algo que vai ficar na minha memória, graças a enorme generosidade que você tem. Um beijo pra vocês!!

 
At 8:50 PM, Blogger joyce said...

Você merece, Serjão! O prazer foi todo nosso!

 
At 9:19 AM, Anonymous Anônimo said...

Querida Joyce, como seu texto é envolvente. Parece que estive por lá, agorinha, junto com vcs. Bom, meu marido ainda não voltou de lá, quem voltou foi o senhor soneca. hahahaha... A mim me parece, que ele deve estar quase chegando. bjo grande em vc e na família. Miroca

 
At 12:24 PM, Blogger joyce said...

Miroca, da próxima vez é melhor você ir junto pra fotografar tudo e entender o que o Dragão Japonês faz com a gente. Quem sofre com o fuso por lá fica melhor quando chega. O Sr. Soneca estava animado demais com a primeira vez, e a ficha provavelmente só caiu agora... Dê um desconto ao pobre. Daqui a uns dias ele chega.

 
At 2:44 PM, Blogger pituco said...

baptistáo,

pois entáo...foi-se o língua, sobrou o trapo...bacana saber que curtiste o grupo...o azar é todo teu...rs

deixo meu email pra contacto sobre o cd, ok?
mosquitorama@gmail.com/

joyce, desculpe pelo papo off post...

abrçsons

 
At 10:15 AM, Blogger joyce said...

Tudo certo, rapazes! Comuniquem-se à vontade via este blog!

 
At 2:48 PM, Blogger rogerio santos said...

Joyce,

Comento pouco aqui no blog, muito provavelmente porque sua presença, mesmo virtual, exerce tanto fascínio, que não deixa margem para tanto comentário.
Então me delicio com as postagens, histórias, fotos e recordações dos muitos shows que já assisti.

Mas essa postagem é pra lá de especial, porque é mais uma viagem sua e de sua belíssima banda para o Japão pós-tsunami, tem o Sérgio Santos que é um cara que eu admiro pacas e do qual sou fá.

E tem o Pituco, que é meu parceiro e para quem cansei de falar do Sérgio Santos, inclusive mandando os áudio do Áfrico.

É isso... uma conversa envolvente, num oásis virtual onde a gente acaba se sentido de férias, sorrindo espontâneamente...

Maior curtição !

Pituco San... um dia, espero breve, nos conheceremos pessoalmente...

Abraçsons para todos,
Rogerio Santos - São Paulo

 

Postar um comentário

<< Home