sexta-feira, outubro 28, 2011

The Elders

Adoro a energia e o maravilhoso desprendimento da juventude. Tenho conversado e trabalhado o lado de muitos jovens bambas, e tem sido uma delícia. Mas vendo o grupo de políticos experientes criado por Nelson Mandela, chamado The Elders - do qual participam pessoas como Jimmy Carter, o bispo Desmond Tutu, Gro Brundtland (ex-primeira ministra da Noruega) e o nosso Fernando Henrique, entre outros - não pude deixar de pensar nos elders da música brasileira. Os mais velhos, os mais experientes. Os que já viram de tudo. E que ainda têm, e sempre e cada vez mais terão, o que dizer. Os muito novos que me perdoem, mas o tempo é fundamental.

(Os elders da MPB são, claro, bem mais jovens do que os da política - estes, quase todos já oitentões. Nosso Tom, se vivo fosse, estaria nesta faixa etária e bem que poderia comandar, simbolicamente, o grupo da música... Que falta ele faz!)

O elder da foto acima, João Donato, é um bom menino, é campeão, é o mais garoto dos garotos.

E a bossa-nova, aqui representada por Carlinhos, Menescal, Wanda, Marcos - sempre será muito novinha. A coisa mais linda.

A grande Leny Andrade, minha ídola de muitos anos. Ela me vê e diz: "chegou a universitária!" Ela me acha com cara de estudante. Só se a professora for ela...

Nas comunidades indígenas, aprendo com Marlui Miranda, os mais velhos são as figuras mais importantes da tribo. Os sábios, aqueles a quem todos ouvem na hora de tomar as decisões importantes. Agora que também estou entrando neste grupo, cada vez mais entendo a importância de ser elder na vida. Temos muito a dizer, e estamos aí. Como diz meu querido Macalé, "nós, os velhinhos fashion".

PS- no samba isto também acontece, e as Velhas Guardas são queridas e reverenciadas por onde passam. Perto das Velhas Guardas do samba, aliás, nós (que estamos aqui neste post) somos todos 'média guarda'...

PS II- e vejam o site original The Elders, cheio de figuras e ideias pra lá de interessantes:
www.theelders.org

1 Comments:

At 5:39 AM, Blogger pituco said...

joyce,

eu prefiro a palavra...'clássicos'...tanto no sentido da elegância quanto da música que fica pra posteridade...portanto, vocês são 'clássicos de nossa música popular'....salvem todos e obrigado pela obra...

fotos lindas...
abrçsonoros

 

Postar um comentário

<< Home