quarta-feira, janeiro 25, 2012

aqueles textos de internet

Uma amiga querida e de total confiança me mandou um texto chamado 'A Visão do Veríssimo Sobre o BBB', certa de que era dele. Só que o próprio Veríssimo já comunicou pela imprensa que este texto não é seu (e até agradeceu, ironicamente, pela repercussão que, segundo ele, os textos verdadeiros dele nem sempre têm). Aliás, embora justo na intenção, o texto é mal-escrito que dói... Não seria dele mesmo.

Veríssimo, sempre de bom-humor, avisa que não poderia ter nenhuma 'visão' sobre um programa ao qual ele nunca assistiu. E que quase não assiste a nenhuma TV. Não posso culpá-lo, faço o mesmo. A TV aberta no Brasil é ruim de doer, não dá para assistir. O preconceito contra a cultura (considerada hoje como coisa elitista) que rola de um tempo pra cá no nosso país, de modo geral, faz com que atualmente até mesmo a TV paga procure atender às chamadas classes C e D, dando uma baixada básica no nível dos programas, dublando/mutilando filmes, etc. Não compro este argumento. Sábado passado mesmo fiz um show no Centro de Referencia da Música Carioca, com ingressos a um real. A casa lotou, com filas do lado de fora à espera de alguma desistência. As pessoas querem comida, diversão e arte. Mas não necessariamente nessa ordem. Muita gente quer arte, sim. Já disse o sábio Gilberto Gil: "o povo sabe o que quer, mas o povo também quer o que não sabe".

Voltando ao falso texto do Veríssimo: não sei por que as pessoas fazem isso - por que não assinam com seus próprios nomes? Será que é porque acham que não serão lidas? Outro dia recebi parabéns por uma frase 'minha' que rolou na internet e que nunca fez parte de nenhuma música feita por mim. Pro autor é chato quando isso acontece.

Já vi textos falsos do Chico, do Jabor, do Drummond e de outros mais. Sempre ruinzinhos, mal-escritos, sem sombra do estilo do suposto 'autor', mesmo que muitas vezes corretos nas intenções. Mas de boas intenções, você já sabem, o inferno está cheio...

Então, quem leu, que avise ao pessoal: o texto é apócrifo. E que se proteste contra essa bobajada do BBB (que poderia se chamar FSS - Fama Sem Serviço, no dizer de uma outra amiga) de outra maneira, mais eficaz - ao invés de desqualificar um protesto, que seria pertinente, por causa de uma falsificação, que moralmente também está errada.

2 Comments:

At 11:40 AM, Blogger Marcel said...

BBBesteira! Sem mais!

A mídia como sempre colocando mais "cultura" inútil na cabeça desse povo, enfim, nós que temos o previlégio de fugir do ciclo vicioso, aproveitamos na medida do possível!

Agora, quanto aos textos; se forem pra ser no nome dos outros, era mais fácil voltarmos ao tempo dos pseudônimos, e as Marílias e Dirceus andariam soltos por ai novamente!

Enfim, um beijo imenso!
Até Jazz!

 
At 9:41 AM, Anonymous Anônimo said...

texto muito bem escrito e totalmente verdadeiro...parabéns...

 

Postar um comentário

<< Home