domingo, março 04, 2012

novidades no front!

No fundo, no fundo, tudo se resume às canções e ao som do quarteto básico, que somos nós aqui acima: Helio Alves, Tutty, eu e Rodolfo Stroeter. Mas foi uma intensa semana de muitos trabalhos, onde conseguimos gravar 'TUDO', o novo CD, meu primeiro exclusivamente de inéditas em cerca de 10 anos.

Infelizmente não sairá tão cedo no Brasil, pois antes temos aqui o 'Aquarius', meu CD com Donato, gravado em 2009, que está programado para lançamento em abril pela Biscoito Fino. 'TUDO' sai primeiro no Japão (pra variar...), pela Omagatoki. Enquanto isso, na Europa e nos EUA, segue bombando o lançamento do 'Rio', meu CD de voz e violão gravado em 2011, com ótimas críticas em publicações importantes, como o britânico The Guardian e a revista alemã Jazzthetik, e, incrivelmente, bastante execuções em rádio. E segue minha esquizofrênica carreira, meio lá, meio cá, meio tudo ao mesmo tempo, uma bagunça, eu bem sei. Juro que se eu pudesse seria diferente, mas é o que se me apresenta para o momento.

Meu parceiro Zé Renato veio gravar uma faixa comigo - e não foi nosso samba 'Pra Você Gostar de Mim', que também está no CD, e sim uma nova parceria minha com Paulo César Pinheiro, "Dor de Amor é Água', cuja primeira parte tem melodia do Paulinho também. Aliás, ainda com Paulinho, outra parceria nova entrou no CD: 'Quero ouvir João', com uma letra dele que deve gerar alguma polêmica pelo caminho.

Mas a grande parceria do CD é minha comigo mesma, letra e música em 8 das 13 canções. Faltou falar nas parcerias com Nelson Motta ('Estado de Graça', uma bossa super slow, ou, como prefere o meu parceiro, um 'meta-samba', que fala de si mesmo e de sua própria criação) e com Teresa Cristina ('Sem Poder Dançar', um samba também, com aquela levada meio velha-guarda-da-Portela na letra da minha parceira).

'Puro Ouro', samba novo que eu já tinha gravado em formato voz e violão no CD anterior (e que enfeita a página de abertura do meu website www.joycemoreno.com), tinha sido composto em homenagem a certa nova geração de sambistas do Rio, uma rapaziada jovem, talentosa e desencanada, que não fica entrando em polêmicas ridículas pra ver quem é o gênio da vez, como volta e meia acontece nos arraiais das artes. E eis que eles se apresentaram no estúdio e vieram cantar comigo o samba do qual foram os inspiradores, e que eles mesmos já cantavam nos seus shows em conjunto. Mudou bastante o som nesta regravação, feita agora com o grupo todo tocando e o vocal dos meninos.

Olha eles aí: da esquerda pra direita, João Cavalcanti, Pedrinho Miranda, Alfredo Del Penho e Moyseis Marques, todos brilhando individualmente, mas agora também reunidos num coletivo chamado Segunda Lapa. Procurem no YouTube, vale a pena.

O CD teve ainda o 7 cordas de minha mui querida Antonia Adnet (no 'Choro do Anjo'), vocais de apoio de Ana Martins ('Sem Poder Dançar') e uma participação pra lá de especial do meu bom e velho parceiro Mauricio Maestro, com seus geniais arranjos vocais em duas músicas ('Boiou' e 'Claude et Maurice', duas das minhas prediletas - e, vá lá, um pouco estranhas...), que eu e ele cantamos desempenhando as muitas partes escritas, fazendo uma pequena orquestra de vozes.

E mais não conto, pra não estragar a surpresa!

17 Comments:

At 8:34 PM, Blogger Luiz Antonio said...

Jesus! Mais um projeto pra gente curtir em 2014, por ai...DETALHE: MATA DE DEZ A ZERO O PROJETO COPA DO MUNDO NO BRASIL!
TÔ ALUCINADO COM O QUE JA CONTASTE!
BOTA MUITO DESSE REPERTÓRIO NUM SHOW PROS MORADORES DA ILHA BRASIL QUE EU _agora sem medo mais de avião, de tanto que voei ano passado_ VOU ONDE FOR PRA TE ASSISTIR CANTAR AS AUTORAIS QUE SÃO TEU LADO B, DE BOM DEMAIS!!

 
At 1:24 PM, Anonymous Baptistão said...

Alvíssaras! Boas novas! Que inveja saudável eu sinto desse meio musical, do ambiente dos estúdios. Como deve ser boa a sensação de parir um novo disco. Pena que demoraremos para ouvir. Muito boa sorte, Joyce.

 
At 3:02 PM, Blogger pituco said...

joyce, tutty e os caras bacanudos da banda...

parabéns pelo disco e pelas canções autorais...aguardamos curiosos...

abraçsonoros

 
At 3:57 PM, Blogger ariane said...

Aguardando ansiosamente, Joyce! Minha admiração sempre foi especialmente pelo seu trabalho autoral, o qual para mim (com perdão do Luiz Antonio!) é seu verdadeiro lado A.

Grande abraço,

Ariane

 
At 6:45 PM, Anonymous Sergio Santos said...

Tô curioso!!!!

 
At 10:44 AM, Blogger Luiz Antonio said...

Ariane, nem precisa pedir perdão. Lado B aqui se refere _MODESTAMENTE_ a quem já conhece o trabalho da Joyce, quem já curtiu e curte até hoje todos os seus lançamentos, sabe das fichas tecnicas de cada produção, dos músicos, das letras e músicas, de suas origens.... é pra quem literalmente... ENJOYCE.... (não que você não saiba tudo isso, mas aqui o LADO B é o lado dos maiorais nessa grande CANTORA, COMPOSITORA, INSTRUMENTISTA E SE JÁ NÃO BASTASSE TUDO ISSO, INTELIGENTE, CARIOCA E LINDA MULHER! ) PS.: Tutty, Patrão, meus cumprimentos e maior respeito!
E fora os elogios a Joyce o resto aqui colocado é tudo uma grande brincadeira que o blog e a arte dela nos propicia, tá certo?!
Bjs.

 
At 3:05 PM, Blogger Patricia(Gô) said...

Adorei as novidades ! Ansiosa por mais um trabalho seu ..bjos

 
At 9:27 AM, Anonymous Túlio said...

parcerias, parcerias, e viva esta promiscuidade musical que sempre acontece no brasil, onde uma artista completa como você, que assobia e chupa cana ao mesmo tempo e como compositora se basta em si mesma, não dispensa um trabalho à quatro mãos.
ao contrário do que acontece lá fora onde uma parceria entre fulano e beltrano (coloque aqui o nome de quem quiser), parece eternamente fossilizada e as vezes chega a se tornar falsa (lennon e mccartney no fim dos beatles por ex.)
de minha parte, duas vezes quis me tornar parceiro desta aventura musical.
primeiro quando ouvi caymmis no línguas e amores, ficavam pulando palavras na minha cabeça enquanto escutava a música e eu ficava tentando encaixar desesperadamente e sem sucesso encaixar na melodia, quando a versão definitiva chegou, isso parou.
depois foi quando eu tardiamente escutei pega leve no lp trindade e tudo aconteceu novamente, só parou no gafieira moderna (quem dera eu tivesse esta capacidade de escrever letra de música).
quanto aos discos que faltam chegar, como é difícil esperar, mas já que não tem outro jeito é ter paciência. (o celebrating jobim já tem o seu espaço reservado na minha prateleira junto com os outros que faltam).
beijos

 
At 10:08 AM, Anonymous Anônimo said...

é uma pena esse negócio de no Brasil os lançamentos serem programados para 2074, quando estaremos mortos provavelmente...enfim...rsss...

 
At 12:20 PM, Blogger joyce said...

Não vai demorar tanto assim, caro anônimo. Acho que dentro de um ano ou dois, pelo menos vou me esforçar pra isso.
Até lá, mantenha-se vivo!

 
At 2:03 PM, Anonymous Luiz Roberto Anonimo said...

hahahahahaha!!!!!....agradeço sua importante interferencia no assunto...com 65, acho que ainda consigo me manter mais um pouquinho...rsss...mas falando sério, um lançamento seu, mesmo que encomendado por gente de fora do Brasil, tinha de ter uma cláusula obrigando que esse lançamento fosse também disponível no país de origem do músico em questão...agora, tem também o lance do economicamente viável ou não...acho que esse foi um dos motivos do Dori se mandar para alhures...rsss...beijo...

 
At 7:44 PM, Blogger rogerio santos said...

Joyce, parabéns pelo novo trabalho autoral. Ficaremos no aguardo e na curiosidade...

Assisti o "Sala dos Professores" no youtube com as músicas do Aquarius e, merecemos desfrutar de uma belíssima turnê... Que Som !

Muito Obrigado por tanta coisa boa...
Beijos, Rogerio.

 
At 5:42 PM, Anonymous Aleksander PL said...

When I look at the photo showing Helio, Tutty, Rodolfo and You altogether, there's only one question to ask.
When are you going to Europe ?

 
At 9:47 AM, Blogger joyce said...

Soon, I promise!

 
At 4:46 PM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

Ótimas noticias. Adoro seus discos autorais ainda mais com essas parcerias maravilhosas. Espero que não demore a chegar no Brasil, enquanto isso estou doido pra ouvir o Aquarius que vai ser o primeiro da fila.

 
At 9:07 PM, Anonymous monica botkay said...

joyce! adorei teu blog, me deu uma saudade danada de voce...
e vontade de comer aquele biscoito e as uvas verdes espetadas...
mil beijos
monica

 
At 10:07 AM, Blogger joyce said...

Moniquinha! que bom te achar!!!
Manda um endereço de email seu (que não publicarei, claro) pra fazermos contato de novo! Bjs

 

Postar um comentário

<< Home