sábado, abril 14, 2012

O Navegante

Como até terca-feira próxima estarei mergulhada na obra do meu amigo Sidney Miller, não tenho pensado em outra coisa. A ideia realmente é fazer apenas o repertório do primeiro LP dele, mas há coisas que ele não chegou a gravar que precisam ser mais conhecidas.

Numa entrevista que dei sobre o show, não pude deixar de mencionar que muitos autores da mesma geração são conhecidos como 'malditos', o que em absoluto não é verdade: Macalé, Mautner, Itamar Assumpção, Tomzé - todos têm e tiveram visibilidade para suas obras. Sidney, não. O verdadeiro 'maldito' (se é que isso existe) é ele, coberto por um manto de silêncio injustificável.

Divido com vocês uma dessas maravilhas, que não tem registro na voz do autor. A gravação no link abaixo é de Zé Renato com o grupo português Trinadus:
http://www.youtube.com/watch?v=bmt-72kv2Sw

O Navegante

(Sidney Miller)

Quero um montão de tábuas


E um motor de pano


Pra passear meu corpo


E adormecer meu som


Na esburacada estrada do oceano

Aportarei meu barco apenas de ano em ano


E onde houver silêncio


Eu ficarei cantando


Pra não deixar morrer o gesto humano

Entenderei as águas e os peixes passando


E se me perguntarem pra onde vou e quando


Responderei


Apenas navegando


Apenas navegando

Embarcarei comigo o feminino encanto


Pra que não falte à vida quando for preciso


Uma razão mais forte que o espanto


Mais forte que o espanto

Semearei meu sangue, 


Meu amor, meu rosto


Pra que depois de mim eu possa estar presente


Entre as canções que eu não houver composto

Naufragarei um dia


Em pleno mar sem dono


E submerso em lendas como um visitante


Entre os recifes dormirei meu sono

5 Comments:

At 9:57 AM, Anonymous Túlio said...

navegantes com o mpb4 é uma das gotas que veio pouco a pouco me formar em termos de música, lá pelos 7 ou 8 anos de idade, junto com maldição cantada pela bethania, ambas na trilha original de mulheres de areia na tupi. outros tempos, apesar de terríveis, mas até trilhas de novelas valiam a pena (por que será, que com o fim da ditadura, o mercado de música desceu ladeira abaixo?)
junto com o construção do chico são o meu começo, e músicas que sempre me emocionam.
falando em "malditos" gostaria de citar outros dois que não podem passar em branco sérgio sampaio e sirlan.
sérgio constantemente boicotado pela mídia e gravadoras, gravou pouquíssimo.
sirlan TOTALMENTE CENSURADO (muito mais que chico) só gravou um único lp quando a censura abrandou.
sérgio e sidney não conseguiram suportar.
sirlan sumiu, não sei por onde anda.
sidney, sirlan, sérgio deixaram obras importantes que deviam ser gravadas, cantadas, divulgadas.

 
At 11:18 AM, Blogger pituco said...

joyce,

nossa, que registro lindo...tanto a música quanto o arranjo...lindo lindo

obrigadão pela dica...melhor tarde do que nunca...dias atrás descobri o disco do fredera...aurora vermelha...é o tal negócio...vivendo, ouvindo e aprendendo..sempre...

abrçsonoros e boa apresentação pra ti e todos

 
At 1:33 PM, Anonymous Anônimo said...

...ele não lembra um "Noel Rosa" com queixo ?...

 
At 11:29 PM, Anonymous Baptistão said...

Música maravilhosa, Joyce. Essa gravação, de fato, é linda. Joyce, se me permite a sugestão, inclua-a no show como "faixa bônus". Mais que isso, grave-a em um futuro disco. Essa música e o Sidney merecem. E nós - por que não? - também.

 
At 3:38 PM, Blogger Luiz Antonio said...

Que lirismo lindo! Não é a toa que caiu superbem com os portugueses, quase um cantar de fado doloroso.
E eu no Rio desde ontem a tarde, mas sem chances de chegar até a Gávea...Como eu disse, nosso encontro é pra outra encarnação...srsrsrsr só espero que tu sigas cantando o que cantas e compõe e e eu não venha gostando de axé-music, ou vice-versa!

 

Postar um comentário

<< Home