terça-feira, julho 31, 2012

minha primeira bicicleta


Quem leu meu livro, 'Fotografei Você na Minha Rolleiflex', sabe que bicicletas são um sonho irrealizado para mim. Minha mãe sofrera um grande trauma na infância - seu irmãozinho menor morreu, aos 9 anos de idade, depois de um acidente com bicicleta, e por isso nem eu nem meus irmãos mais velhos tivemos permissão para aprender a andar ou ter uma. No fim das contas, descobri que este acidente com meu tio Carlinhos foi na verdade devido a um erro médico, mas como ela tinha 11 para 12 anos na época (e estamos falando da década de 1920, quando crianças não eram informadas de nada), ficou a culpa oficial sendo da bicicleta mesmo.

Até cheguei a tentar, numa viagem a Punta Del Este, no Uruguai, com Vinicius de Moraes. Aluguei uma bicicleta e cheguei a dar umas voltinhas, até que - claro - caí de cara no chão. Levei uma bronca do chefe ("isso é hora de aprender, em dia de show? Faça isso quando estiver de férias!") e acabei desistindo pra sempre. Mas jamais deixei que essa frustração impedisse minhas filhas de terem e usarem muito suas magrelinhas.

Pois uma delas agora resolveu me surpreender, e aí está na foto: minha primeira bicicleta! Presente amoroso de minha filha mais nova, que mora na Alemanha e tem em duas rodas seu maior meio de transporte. A minha leva três, para me prevenir dos tombos. Espero dar conta, e não chegar ao Japão com as manchas roxas e a cara amassada que fizeram o Poeta me dar aquela bronca em Punta Del Este,  1975...


10 Comments:

At 12:20 PM, Blogger pituco said...

joyce,

também não sei andar de bicicleta...bom saber que não estou sozinho nisso...

boa viagem pra ti, tuty e todos...abraços sonoros e suarentos...

 
At 2:04 PM, Anonymous Baptistão said...

Hahaha! Joyce, fique tranquila, dessa você não cai. Mais uma ótima história - pra variar. Abraço.

 
At 2:19 PM, Blogger joyce said...

Até tu, Pituco? Pois veja esse modelito de 3 rodas, parece um velocípede para a terceira idade...
E depois me diga se vc quer ir ao show, e quando.

 
At 2:58 PM, Blogger Luiz Antonio said...

Como o chinês e a bicicleta, como Cartola e Dona Zica...como Joyce e o violão...Casamentos perfeitos, mas variar as vezes trás bons resultados e recuerdos!
Boa sorte!

 
At 3:20 PM, Anonymous Sergio Santos said...

Tenho certeza que se eu andar com as 3 rodinhas, vou cair. Sou um fracasso em guiar carros, bicicletas, motocicletas, monociclos, paraquedas, esqui, pranchas de surf, asa delta, patins, ou quaisquer outros veículos similares que vierem a ser inventados. Pra dirigir, consigo só mesmo as próprias pernas. E pra mim tá ótimo. Beijo e sucesso com as pedaladas!!

 
At 12:53 AM, Blogger Lizzie Bravo said...

querida joyce, adorei seu velocípede pra 3a idade - quero um também! boa viagem e tudo de bom pra vocês. beijos.

 
At 12:12 PM, Blogger rogerio santos said...

Joyce e Signore Pituco San...

Vou dizer uma coisa para vocês...
Eu, com 43 anos de idade em 2011, resolvi que aprenderia e consegui...
Tem um site com o nome de "Escola de Bicicleta" que dá uns "beabás" desse trem doido de 2 rodas e eu me aventurei...
Deu certo...
Comprei uma bike no ano passado e tenho dado felizes "rolês" com minha magrela azul pelos parques de sampa, ou pelas praias da Ilha Comprida (72 Kms de praias limpas... acho que a única remanescente de Sampa)

Não desistam !!! Se eu (que sou um pato) consegui... tenho certeza que qq pessoa pode.

Esse site dá umas dicas imprescindíveis para os marinheiros do desequilíbrio.

Beijão Joyce.
Abração, parceiro Pituco !

 
At 6:58 PM, Blogger Daniella Thompson said...

I used to have a tricycle like this when I lived in Houston, Texas—a flat city. I loved it but had to give it up when I moved to San Francisco.

 
At 9:11 AM, Blogger joyce said...

Sure! with all the hills in SF, it wouldn't work. Same thing here where I live, right under the Redentor armpit...

 
At 10:36 PM, Anonymous Cristiane said...

Então... A minha mãe tem 70 anos e nunca andou de bicicleta. Ela fala sempre "Ah! Não existe bike-escola, só autoescola!" É um sonho. Gostei da ideia do triciclo e vou arrumar um pra ela!

Abs, Cristiane

 

Postar um comentário

<< Home