quarta-feira, julho 18, 2012

sambalanço

Sessão nostalgia:

Os bailes dos adolescentes dos anos 1960 eram embalados, quase sempre, pelo conjunto de Ed Lincoln, cujo falecimento, aos 80 anos, foi noticiado ontem. Era o melhor da época, com instrumentistas maravilhosos como Durval Ferreira na guitarra, Wilson das Neves na bateria e o próprio Ed no órgão, um suingue infernal que não deixava ninguém parado. Os crooners eram simplesmente Sílvio César, Pedrinho Rodrigues e Orlandivo - além de um uruguaio, também percussionista, chamado Humberto Garín, que cantava samba com divertido sotaque platino. As composições eram próprias, na maior parte de Ed, Sílvio ou Orlandivo. Era o creme do creme dos conjuntos de baile da época. Os criadores do estilo que se chamou 'sambalanço'.

(aí estou eu, aos 14 anos, no meu baile de formatura de ginásio, que teve justamente o conjunto de Ed Lincoln tocando. Foi o máximo!)

Seus LPs tocavam direto nas festinhas adolescentes, e quem quiser saber como era, é só dar uma lida no  post de hoje do blog de Artur Xexéo. Era assim mesmo! Vejam:
http://oglobo.globo.com/cultura/xexeo/

Sempre havia uns meninos que em vez de dançar ficavam parados na frente do palco, sacando as harmonias e o jeito de tocar daqueles craques. Eram os aspirantes a músico. Depois de algum tempo, tomei coragem e me juntei a eles, de olho na guitarra de Durval Ferreira, que em muito me influenciaria como guitarra/violão "de centro" - sem ser solista, mas segurando todas para que os solistas pudessem brilhar. Como eu era sempre a única menina interessada nessas coisas, isso acabava criando mal-entendidos. Mas, como eu já disse outro dia numa entrevista: não, eu não queria "namorar um dos caras". Eu queria SER um dos caras.

Na foto acima,  minha filha Clara revivendo este estilo, ao lado do grande Orlandivo, que fez participação especial no CD dela, "Miss Balanço" - a faixa-título, aliás, foi um dos grandes hits do conjunto de Ed Lincoln. 

Longa vida a esta grande música - Sambalanço forever!

1 Comments:

At 10:57 PM, Blogger pituco said...

grande joyce,

lindo post pra quem fez lindos bailes...não sou dessa geração do ed lincoln...os bailes de formatura e debutantes da minha época eram embalados pelo quinta dimensão...embora o setlist fosse mais pop norte americano...o samba e bolero eram uma passagem ritmica...mas era quando eu ia pra frente, ver os caras tocarem e cantar...

que relato bacanudo esse teu sobre o violão do durval ferreira...vou contar pra amanda, que é filha dele e está em um grupo de jobimaníacos...

aliás, sei sim que não curtes esses sites de relacionamento, mas eu conto aqui pra ti, porque, afinal, de alguma forma...musical e vídeos...circulas por eles...é isso aí...

o vídeo de monsieur binot é esse...a galera compartilhou â beça...inclusive japas...e não é pra menos mesmo...

http://www.youtube.com/watch?v=VMhpIyMqkbQ&feature=share

abrsonoros
ps...preparem-se pro calor...e agosto é o pico...

 

Postar um comentário

<< Home