terça-feira, agosto 21, 2012

"New York, New York..."

"... a wonderful town/ the Bronx is up/ and the Battery down (...) New York, New York/ it's a wonderful town!"-  ouço Gene Kelly e Frank Sinatra, vestidos de marinheiros, cantando estas linhas na trilha sonora da minha infância. E eles estavam certos!

Uma das minhas cidades mais amadas do mundo é Nova York. Assim como Paris, Tóquio, Londres, São Paulo (sim!), e agora, mais que nunca, Colônia. Sempre digo que moro um pouco em cada uma destas cidades e mantenho, de forma permanente, as previsões do tempo de todas elas no meu IPhone e sempre dou uma olhada para ver como andam as coisas. Paris está um calorão, acima dos 38º. Em Londres, ora quem diria, chove. Colônia, neste últimos 2 anos, não teve um verão digno do nome. Em Tóquio, conforme comprovei pessoalmente, aquele eterno calorão de agosto (se bem que este ano me pareceu um pouco mais ameno). E em SP as previsões erram sempre, e o prometido quase nunca é o que acontece.

(Não falo do Rio, que pra mim é sempre hors-concours. Não é que eu more nesta cidade: ela é que mora em mim)

No ano passado fomos a NY para resolver alguns problemas burocráticos relativos à minha editora americana, Feminina Music. Como também precisávamos de um período de folga (eu andava às voltas com a pedreira que foram as gravações dos 15 documentários do 'No Compasso da História'), aproveitamos mais alguns dias na cidade,  para ouvir muita música e rever amigos (na foto acima, feita pelo Tutty, estou ao lado de nossa mui querida amiga Lúcia, residente em NY desde sempre, que nos apresentou um delicioso Thanksgiving dinner na casa dela). Foram dias maravilhosos.

A cidade é nossa querida por si só, mas tem também importante e fundamental papel em nossas vidas, pois foi lá que eu e Tutty nos conhecemos e nos apaixonamos de cara, há distantes 35 anos atrás. Primeiro pela música um do outro. E imediatamente depois, por todo o resto.

E eis que agora no final de setembro, lá estaremos de volta, a trabalho. O Jazz At Lincoln Center tem um projeto, no Dizzy's Club, chamado Generations in Jazz, onde um artista convida pessoas de gerações diferentes da sua para um encontro musical. É o que irei fazer, convidando Dom Salvador - importante pianista do samba-jazz dos anos 1960, e também da black music brasileira dos anos 1970, radicado em NY há 4 décadas - e Chico Pinheiro, talentosíssimo jovem compositor e guitarrista. Vai ser complicado montar um show com tanta gente bacana em apenas 75 minutos, mas vamos tentar. E, claro, Tutty, Rodolfo e Hélio lá estarão, nossa trupe de sempre, garantindo os voos de todos nós, trapezistas.

Mal chegamos de volta ao Rio, mas a cabeça em parte já está de novo longe. Força do hábito.

4 Comments:

At 11:01 PM, Blogger Marcel said...

Ando tentando escrever por aqui tem um tempo, descobri que o meu computador e o Google andam de mal um com o outro, então vamos tentar do notebook! =/


Joyce querida, amo ler seus relatos aqui no blog, me encantam definitivamente!

Agora, esperamos que alguma alma caridosa faça o registro desse espetáculo que estará em breve aos olhos de muita gente bacana!

E aqui em Sampa continuamos a sua espera para mais um grande show, espero que em breve!

Um beijo imenso, Até Jazz!

 
At 10:40 AM, Blogger rogerio santos said...

Poutz... Joyce+Salvador+Chico
Quanto custa mesmo a passagem? rsrs

(que vontade de ver um show desses)

Tomara que dê muito certo e pinte também por aqui.

Abração, Rogerio

 
At 1:56 PM, Anonymous Terry King said...

Era com alegria que eu descobri que você vem aqui a New York em setembro! Eu assisti a seu show aqui ha dos anos, e sempre espero o proximo. Dizzy's Club vai ser um lugar ótimo para você e sua orquestra -- vem de assistir ao show do Trio da Paz ontem à noite e o club era cheio. Sou impaciente!

 
At 5:41 PM, Blogger joyce said...

Obrigada, Terry! Help us spread the word!
See you in NY!

 

Postar um comentário

<< Home