quarta-feira, setembro 05, 2012

Marta quer ser minha amiga

Por essas e outras é que não sou usuária de redes sociais...

Hoje recebi um lembrete de que Marta Strauch quer ser minha amiga no Facebook. Ocorre que ela faleceu em março deste ano - portanto há quase 7 meses atrás. Essa imortalidade virtual da pessoa é uma das surreais consequências de se estar nas redes. As outras são a perda de privacidade, ser encontrado(a) por quem não nos interessa, ter seus dados pessoais ao alcance de qualquer empresa ou entidade, e por aí vai.

Martinha quer ser minha amiga. Fui amiga dela desde que nos conhecemos, nos distantes anos 1970, até o último dia de vida dela na Terra, no hospital. Nestes anos todos conversamos sobre quase tudo - amores, desamores, trabalho, música, política, religião, família, arte conceitual ou figurativa, muitas e muitas abobrinhas - e, finalmente, a grande questão, o enfrentamento da morte, que ela encarou de frente, ainda que diante de sofrimento e dúvidas. Nunca precisamos do Facebook para nada disso, porque todas essas conversas foram por telefone ou olho-no-olho, como se fazia antigamente.

Alguém, por favor, desativa o perfil da minha amiga?

(PS- na foto acima, feita há cerca de um ano atrás, nossa mignon Martinha está na frente do Tutty, da Aninha e de mim - e ao lado da Lizzie.)

5 Comments:

At 10:33 PM, Blogger Uli said...

Realmente, isso que você relatou é desagradável, hein...

Mas eu tenho outra experiência com redes sociais, encontrando conhecidos de outrora, mas o que eu acho mais legal é que, como meus amigos são "gente da boa", acabo me informando, às vezes, melhor por eles do que por qualquer outro canal de mídia. e com opiniões fundamentadas, olha que coisa, quase que um "observatório da imprensa", acho massa.

 
At 10:50 PM, Blogger Marcel said...

Joyce minha querida!

Me arranje o link para o perfil, que eu posso dar um jeito...!

Conheço um amigo, que conhece um amigo... aquela longa história!

A gente pode dar um jeito!

Beijo enorme, até jazz!

 
At 9:17 AM, Blogger Lizzie Bravo said...

Querida Joyce, sou usuária de redes sociais e a maioria das experiências tem sido positiva. Tem o(a) eventual maluco(a), mas no geral tenho gostado. Com a quantidade de amigos próximos falecendo, o problema de desativar suas contas tem surgido com frequência. Como a família geralmente não tem as senhas, é preciso procurar outras maneiras. Continuo recebendo avisos de aniversário de amigos que já se foram. Não deixa de ser um susto! Já tinha pensado em pedir autorização à família da Marta para desativar suas contas, vou fazer em breve. O que sugiro a todos é o que eu faço: ter uma lista de todas as suas senhas e deixar cópia com alguém bem próximo. Facilita a vida de quem fica!

 
At 6:25 PM, Blogger joyce said...

Marcel, a Lizzie tem o contato da família e é melhor que isso seja feito com autorização deles.

Eu já fiz a minha lista de senhas, qualquer coisa podem me desativar!

 
At 1:00 AM, Blogger pituco said...

joyce,

minhas impressões sobre o assunto são as mesmas da lizzie...

como não frequentas redes sociais virtuais, não há necessidade de tuas senhas...pois que o blog e o site, acredito, permanecem como acervo...(não sei como pensas sobre isso???)

abrsonoros

 

Postar um comentário

<< Home