domingo, março 10, 2013

1977

Estas lembranças me vieram por conta do lançamento de um livro de Antonio Carlos Miguel sobre o Morro da Urca, na próxima semana, de onde vem a foto acima e para o qual dei um depoimento.

Em 1977 eu trabalhava como side musician ao lado de Egberto Gismonti: cantava, tocava alguma percussão e, numa música somente, violão (nessa parte o chefe, compreensivelmente, não me dava muito espaço: o violão dele preenchia todos). Já então era o grupo Academia de Danças, na formação com Robertinho Silva, Luiz Alves, Nivaldo Ornellas e eu.

Nosso amigo David Tygel, músico de grande espirito emprendedor, criou uma programação cultural para o Morro da Urca, na então chamada Concha Verde. Era pra ser música para ouvir, a princípio, embora mais tarde tenha se transformado, o espaço, num lugar de música pra dançar. O projeto de David, 'Quem Sabe, Sobe', foi inaugurado num fim de semana que abria com Hermeto e seu grupo numa noite e Egberto na noite seguinte. Foi minha primeira e única apresentação com o Academia de Danças (ao vivo, pois gravações houve muitas), pois logo em seguida eu iria para Nova York para ficar por algum tempo. Indiquei Marlui Miranda para me substituir no Academia, onde ela funcionou às mil maravilhas: era a pessoa certa no lugar certo, e por lá ficou.

Na semana seguinte eu e Maurício Maestro fizemos nosso show de despedida, antes da ida pra NY. O Morro lotou, houve canjas de milhões de amigos - Toninho Horta, Luli e Lucina, Robertinho Silva, Nivaldo Ornellas, Bituca, um saxofonista americano cujo nome não lembro e que estava no Rio tocando com Art Blakey, o próprio David e tantos outros... As pessoas subiam nas árvores para assistir, de tão lotado que estava.

(Minhas duas filhas pequenas, que ficariam alguns meses longe da mãe e aos cuidados da avó, também estavam ali no meio do público, eu e elas com sentimentos divididos... A ideia era buscá-las quando as coisas estivessem ajeitadas por lá, o que acabou não acontecendo: a maior teve um problema de saúde, eu voltei voando pro Brasil e o sonho americano ficou pra outra oportunidade)

Enfim, foi uma noite importante em vários sentidos, na véspera de uma viagem que, eu e Maurício achávamos, mudaria nossas vidas.

E não é que mudou mesmo?

17 Comments:

At 4:37 AM, Blogger pituco said...

oi joyce,

mais um relato bacanudo...não sabia de tua participação com o gismonti...inclusive, ele e o filho, alexandre, estarão se apresentando aqui, próximo dia 27...

abrsonoros

 
At 11:58 AM, Blogger joyce said...

Pois é, houve isso nos anos 1970, e inclusive gravei muitas vezes com ele, em discos e trilhas de filme... Fomos vizinhos e amigos muito próximos durante anos.

 
At 9:55 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá, Joyce, você poderia explicar o que Hermeto e Egberto (e você) estão fazendo na foto? Parecem-me entretidos com algum objeto.

Nunca vi esses dois gênios tão próximos, achava até que não se bicavam. Eles chegaram a fazer um som juntos?

Obrigado e abraços,

Cesar M

 
At 7:57 AM, Anonymous Anônimo said...

O Joyce. To desconfiado que voce esta treinando para Escritora. Quando sai o livro de cronicas?

 
At 1:12 PM, Blogger rogerio santos said...

Puxa, mas que história incrível...
O Brasil, no meio daquele bololô todo da ditadura e a música fervilhando por todos os lados...

Eu que vou comprando discos aqui e ali e ligando (alguns) pontos, também não sabia dessa formação...

Muito bacana ler isso.

Beijos, Rogerio

 
At 8:56 AM, Blogger joyce said...

Pois é, a música era nossa salvação pra manter a sanidade naqueles tempos..

 
At 8:59 AM, Blogger joyce said...

Sempre houve um respeito mutuo entre os dois, inclusive o tema 'Lôro', do Egberto, é dedicado ao Hermeto. E o que eles estavam fazendo na foto? Talvez checando mensagens do facebook pelo celular, quem sabe?:-)

 
At 9:30 AM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

Adoro essas histórias e as fotos que você coloca aqui. Sensacional a foto com o Hermeto e o Egberto. E falando nesse seu sonho americano lembro do disco que você fez com arranjos do Claus Ogerman que nunca saiu, tem alguma informação? Ouvi a versão de Feminina na coletana A Trip to Brazil e fiquei super ansioso para ouvir as outras faixas.

 
At 11:18 AM, Anonymous Anônimo said...

Anonimo sem nocao pede desculpas. Estou indo a livraria comprar.

 
At 1:31 PM, Blogger joyce said...

Pois então, foi justamente nessa viagem que gravamos com Claus Ogerman...

E não perca tempo indo à livraria, Anônimo, o livro está esgotado...:-)

 
At 2:02 PM, Anonymous Anônimo said...

Alem de Tom, Vinicius, Menescal e Carlos Lyra, so confio em voce para falar desse assunto. Alguem me empresta pra tirar xerox?

 
At 2:03 PM, Anonymous Anônimo said...

Alem de Tom, Vinicius, Menescal e Carlos Lyra, so confio em voce para falar desse assunto. Alguem me empresta pra tirar xerox?

 
At 3:35 PM, Anonymous Márcia said...

Vendo esta reportagem linda deste último blog, imagino este encontro de gigantes, tão musical, nessa época conturbada, você, Bituca, Hermeto, as muito queridas Luhli e Lucinam e todos os citsdos, lotando o Morro da Urca nessa sua despedida breve para New York, ainda bem que sóo por temporadas, aí entro hoje no site dedo facebook de Luhli e lucina, e vem uma uma nostalgia maravilhosa, você cantando Doçura Forte delas do seu álbum Agua e Luz, que lindo, sei que você não é chegada a facebook, mas não precisa ser cadastrada, também não sou, para ver, pois entra com os nomes delas facebook e vem a página com os ultimos acontecimentos e com esta música cantada por você, lindo demais.
Vale a pena conferir,

Márcia - Brasília

 
At 6:40 PM, Anonymous Túlio said...

Bernardo,
tomando carona no blog da joyce posso te dizer que as fitas do lp de 77 estão nas mãos do claus ogerman, e pelo que consta a lenda, ele quer uma fortuna para liberar o disco, nenhuma gravadora quer bancar, por isto não foi lançado até hoje.
arrisco até a dizer que japoneses, alemães e britânicos, que sabem das coisas, já devem ter tentado, mas desistiram frente ao $$$ cobrado por ele.
meu receio é que passados quase 36 anos da gravação estas fitas se não estiverem guardadas corretamente podem se deteriorar.

 
At 2:53 PM, Blogger joyce said...

É isso aí, Túlio. Sabe lá se algum dia essas fitas verão a luz...

 
At 6:30 AM, Anonymous Anônimo said...

Querida Joyce. Nao venda seu livro para o meu marido. Primeiro ele vai ler meu livro de pedagogia escrito a dois anos. Te amo. Bjs.

 
At 5:01 PM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

Obrigado pela resposta Túlio, não sabia disso.

 

Postar um comentário

<< Home