domingo, julho 28, 2013

Surpresas do Japão

Eu amo o Japão. E sou correspondida.

Já são 28 anos de visitas, que se tornaram anuais a partir de 1991, daí para a frente sempre no circuito dos clubes Blue Note japoneses. Fui aprendendo a conhecer o país e seu povo, seus costumes às vezes tão diferentes dos nossos, enfim, as chaves que são parte de qualquer relacionamento. Desde que em 1985, em minha primeiríssima viagem, saí cariocamente cumprimentando todo o mundo com beijinhos no rosto, coisa que nem casais fazem em público no país, levei um tempo pra me dar conta do tamanho dessa gafe... Ainda bem que o pessoal absorveu bem o choque cultural.

Já pelo meu lado, há coisas que, mesmo depois de tantos anos, ainda me surpreendem. E isso que sou habituée... Imagino o impacto para os marinheiros de primeira viagem. Coisas como:

- o dress code das mulheres. Tem um estilo de vestir que é único, próprio das japonesas mais velhas, e que nunca vi em nenhum outro lugar do mundo. Como se fosse uma adaptação, uma leitura nipônica da moda ocidental. Muitas rendas, laçarotes e babados, geralmente em tailleurs. A versão jovem (e pra lá de over) dessas modas é o estilo lolita (que o pessoal aqui chama informalmente de 'rori'): adolescentes que saem todas 'montadas', vestidas de boneca, desfilando pela cidade nos fins de semana. Vale a pena ver - e, se elas deixarem, fotografar.

- o gosto japonês pelos tecidos sintéticos. Raro encontrar uma roupa made in Japan feita de tecidos crus, como algodão ou mesmo seda. Uma vez entrei num showroom de Issey Miyake, estilista top do top japonês, e fiquei me perguntando como as pessoas conseguiam usar roupas tão desconfortáveis, ainda que bonitas. Tudo lindo e original, mas a pele não respira.

- o incrível excesso de informação visual em tudo: nas ruas, nas lojas, no metrô. Até hoje fico tonta com isso.

- a patisserie japonesa, levíssima, e para mim a melhor do mundo.

- o silêncio no trânsito. Engarrafamentos pesados - e não se ouve uma buzina.

Em que outro lugar do mundo me serviriam um capuccino com uma cara de ursinho desenhada na espuma do leite? E onde mais um casal jovem me homenagearia, dando o nome de Joyce... a seu filho???

Só mesmo aqui.

2 Comments:

At 10:56 AM, Blogger Luiz Antonio said...

kkkkk! Aqui nasceram algumas Clarenas!

 
At 1:57 PM, Blogger pituco said...

joyce, tutty, rodolfo e helio....

aqui aproveito pra agradecer pelo carinho e...obviamente...pela música...e que som foi esse???...tudo na medida exata...interpretações, músicas, arranjos...hipnotizante...

momento mágico, no meu singelo entender, quando apresentas teu violão à platéia e com ele se desnuda num solo impecável...emocionante...

abrsonoros e até a próxima...saúde, paz e música pra todos aí...

 

Postar um comentário

<< Home