quarta-feira, novembro 20, 2013

Por que não sou cantora

Adoro cantar. Pra mim é um prazer sensorial, igual a nadar no mar, encarar um belo prato de comida, fazer amor com quem se ama e outras delícias. Mas fico injuriada quando sou classificada como "cantora". Pior ainda, "a cantora Joyce" (vai ver que isso influiu na decisão de usar meu sobrenome, em vez de ser identificada pela minha profissão mais visível…)

Mas cantora não sou, embora respeite muito quem é. Trata-se de nobre atividade, onde a voz amplifica as canções e transmite aos ouvintes o sentimento e a intenção dos autores - e muitas vezes encontra intenções ocultas também. A voz pode ser um instrumento a mais, pode ser usada com ou sem inteligência (com é sempre melhor), pode ser veículo para o intérprete, pode quase tudo. Aí é que moram os detalhes.

Cantores e cantoras têm a Voz. A Voz é um dom de Deus, ou da vida, ou da natureza, como queiram. Não é mérito nenhum, é uma loteria que vem com a criatura quando nasce. Já vi pessoas possuidoras de aparelho vocal fabuloso, que não sabem o que fazer com ele. Usam mal, ou excessivamente - acho um horror cantores e cantoras que 'mostram serviço'. "O meu é maior que o seu": cantores e cantoras podem ser competitivos(as) ao extremo. A maioria, infelizmente, ainda é. Principalmente quando a Voz é privilegiada.

Por outro lado, há os cantores e cantoras que usam o que às vezes é um fiapo de voz com inteligência absoluta. Vocês também já viram. Esses e essas, embora muitas vezes desprezados pelos cantores e cantoras que têm a Voz, acabam deixando suas marcas na história da música. São tantos e tantas. Teclo estas palavras e penso em Blossom Dearie e Nara Leão.

Há ainda os cantores e cantoras-músicos. Blossom Dearie se encaixaria também nesta definição. Têm o instrumento como norte, ou como apoio. Depende muito do(a) instrumentista que se é. Para Shirley Horn, era o norte. Isso às vezes me deixa em situação difícil: é o violão quem escolhe os tons em que vou cantar, e não a voz. Previsível encrenca.

E há os cantores e cantoras compositores(as). Nessa faixa, até me incluo. A cantora que eu sou sustenta os luxos da compositora que jamais deixarei de ser. A compositora já foi melhor remunerada, hoje anda pobrinha e dependendo do seu duplo - a cantora - para viver confortavelmente. A cantora trabalha muito. Rala mesmo. Pois a compositora é exigente e não abre mão de certos princípios. Na verdade, a cantora também não... Mesmo assim, prefiro que me ponham na prateleira dos compositores, por gentileza. No futuro, vocês vão ver que eu estava certa.

17 Comments:

At 9:50 AM, Blogger Leroi said...

A compositora fica e vai se renovando sempre. A cantora uma hora pára.

Mas deixa de ser modesta que eu aprecio muito a sua dupla individual.

Um forte abraço!

http://leroicotidiano.blogspot.com.br/

 
At 1:25 AM, Blogger Luiz Antonio said...

Tenho (ou tinha, não sei se a fita vhs está em condições) um programa de 1985,ou 6, ou 7, por ai.. que gravei da TVCULTURA
Programa ótimo do Hermínio Belo de Carvalho, (contraluz???) onde ele te entrevistava e intercalava a entrevista com suas músicas ao violão. No progaram vc falava sobre muitas coisas, até sobre o seu cachorro, o Oscar, amigo da gata Rita Lee. Falava de bichos e gente que parece bicho e da sua satisfação com a descoberta de seu lado "canária".

Tuda muda o tempo todo no mundo. E que bom que é assim e que seja sempre assim, como já dizia Hieráclito.

Eu, no teu DVD, em particular acho muito DEZ o momento em que, sem o teu violão (não lembro o nome desse violão "de montar") pega no microfone e solta canária sem a tua alça do instrumento a te prender ...tu voa longe com essa voz.

 
At 12:22 PM, Blogger Marcel said...

Pode até ser tietagem de fã (acho que fã já não é mais o termo correto, afinal já passou a ser admiração pela pessoa Joyce, a arte é outra história), mas uma vez me perguntaram se eu ficaria com a sua voz ou da Zizi Possi e eu claramente disse: Pelo conjunto da obra, sem dúvidas, Joyce. haha

Bem, estou filosofando à toa, mas claro que grande compositora você foi, é e sempre será, e tenho a mesma coisa com relação a minha voz, o meu violão decide o tom, se eu gostar sai, do contrário não adianta insistir.

Mas, não se preocupe, sempre será minha fonte infinita de inspiração, seja pela voz ou pela riquíssima discografia, já diz um trechinho de música composta...

"E nas lições de Binot
Eu prestei atenção
Foi Joyce quem ensinou
Ouvir o som, aproveitar o que é bom!"

Um grande beijo,
Até Jazz.

 
At 4:19 AM, Blogger pituco said...

joyce,

que bom pra gente que você é tudo isso…compositora, cantora, instrumentista, brasileira, bonita, sábia e sensata…tem teu jeito em tudo que fazes e nos lega…valeô…

abrsonoros
ps. entendo bem esse negócio da tonalidade te escolher…rs
ps2. monsieur binot e puro ouro já são hits, aonde toco...

 
At 1:23 AM, Blogger Márcio said...

Joyce, pra mim você é uma compositora de mãos cheia, tanto na poesia como na melodia.
E gosto muito do seu canto. A precisão, os fraseados, o timbre...
Está na hora de fazer um songbook!
o que acha?
Eu faria questão de ter suas canções e tocá-las, cantá-las...
Enquanto não tenho vou tirando de ouvido o que consigo.
Bjão.

 
At 9:07 PM, Blogger Luiz Antonio said...

achei um trecho do contraluz na internet:

http://www.youtube.com/watch?v=I0OeNz0yyms

 
At 11:41 AM, Blogger JoFlavio said...

J,
Uma cantora que realmente tem talento, não apenas voz e afinação, precisa saber lidar com as pausas, o silêncio. E saber também escolher seus músicos. Afinal, uma boa e criativa base harmônica é fundamental para se fazer a diferença e não apenas repetir o que outras já fizeram. Nesse aspecto, a citada Shirley Horn é um dos maiores exemplos. A exploração desse silêncio depende do senso de divisão que cada uma tem. E esse é o problema. Nem todas sabem trabalhar bem com isso. Claro que esse não é o seu caso. Só que quando ouço você em “Samba do Grande Amor” (Slow Music), vejo sim uma Joyce cantora. E das melhores em atividade.

 
At 6:29 PM, Blogger joyce said...

Marcio, o songbook é um velho sonho... Tentamos fazer pelas leis de incentivo, mas é difícil captar pra um projeto assim... Estou fazendo aos pouquinhos, quando tiver repertório suficiente devo botar no meu site.

 
At 5:56 PM, Blogger Márcio said...

Fico na torcida. Seria uma ótima contribuição para a música brasileira: canção e instrumental.
Há mtos músicos com sede de melodias inteligentes e interessantes.
ABs

 
At 2:35 PM, Blogger rogerio santos said...

Joyce, permita-me: uma compositora que canta muuuuito lindamente.

Um bom final de semana e (já..) boas festas...

 
At 4:32 PM, Anonymous Baptistão said...

Muito interessante, Joyce. Mas, pra mim, é questão de semântica.
A meu ver, cantora vai ser sempre a que canta, independentemente se é intérprete ou canta as próprias composições. E eu diria que você é tão boa cantora como é compositora e violonista.
Interessante a definição de cantores que "mostram serviço". Pra mim, o The Voice Brasil é exatamente isso, infelizmente: uma competição exclusiva para quem "mostra serviço".
E muito curioso aqui para saber como você classifica, intimamente, cada uma das suas colegas.

 
At 2:11 PM, Blogger joyce said...

Isso eu não digo, Baptistão! Você classifica seus colegas desenhistas? :-)


 
At 9:07 AM, Anonymous Baptistão said...

Eu sei que você não diz, Joyce, hahaha! E eu faço exatamente como você. :)

 
At 8:17 PM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

Eu te considero uma excelente cantora compositora, além de grande instrumentista. Como diria o Vinícius de Moraes: ainda tem aqueles olhos verdes, assim não vale.

 
At 6:42 AM, Anonymous Felipe Lacerda Antunes said...

Caríssima! Acho que a questão de "em que prateleira" estás não é tão relevante - afinal, és multifuncional e extremamente competente como compositora, violonista E cantora. Também acho que o que deve ficar para a posteridade é o teu trabalho autoral, mas não posso deixar de te considerar sim uma compositora/violonista/cantora com uma voz privilegiada! Abraços, boa semana!

 
At 1:17 PM, Anonymous Mauricio said...

Existem artistas que gostao de musica. Outros gostam so de palco. O publico percebe a diferenca. Eu pelo menos percebo. Voce e a propria musica.

 
At 6:17 AM, Anonymous Avi Alkalay said...

Pois foi isso o que eu disse no outro comentário (o que você ainda não publicou). Que você é a maior contara/compositora do Brasil.

Acho suas composições muito originais. Adoro seus vocalises e estou avidamente montando a sua discografia aqui, pois já percebi que álbum após álbum é tudo matéria da mais alta qualidade. E, sinceramente, prefiro os que são mais repletos de suas composições.

Por favor continue.

 

Postar um comentário

<< Home