domingo, dezembro 01, 2013

songbook

Pois então, vira e mexe, rola uma cobrança a respeito deste assunto. O desejo de ter um songbook com minhas canções escritas corretamente, com as harmonias certinhas, para que músicos do mundo todo possam usufruir e se divertir tocando, me acompanha há décadas. Quero muito, mesmo, demais. Mas ainda não foi possível organizar isso direito.

O principal motivo, claro, é o financeiro. Esta é uma empreitada que tem custos. Não tenho habilidade suficiente para fazer eu mesma, e precisarei contratar alguém que faça. De preferência alguém que conheça o universo harmônico ao qual pertenço, o que não é tão fácil de se achar - e quando se acha, a pessoa está quase sempre atolada de trabalho, justamente por ser tão rara. O programa Finale, que temos aqui em casa, pra mim é o fundo do poço, é o fim do caminho. E a verdade é que abandonei cedo demais meus estudos de música - no início levados tão a sério, já que eu tinha, aos 20 anos, pretensões a me tornar uma arranjadora de verdade, escrever para orquestra, essas coisas. E vejo aqui que a palavra que acabo de digitar, "arranjadora", foi marcada como errada pelo corretor automático. Sintomático isso, não?

Prosseguindo: aos 22 anos, casei e engravidei pela primeira vez na vida, e isso tirou de mim a atenção necessária para que eu continuasse meus estudos em música. Interrompi a carreira, que só fui retomar em 1975, pela mão de Vinicius de Moraes. Mais tarde fui em frente, mas nunca mais com a disponibilidade de antes. E hoje o computador é o diferencial. Nem tempo eu teria para me dedicar a uma tarefa de tamanho vulto.

Antes de morrer prematuramente, meu amigo Almir Chediak chegara a mencionar uma vontade de fazer um songbook meu, nos moldes daqueles que produzira lindamente e que hoje são raridades. Não houve tempo. Mas, aos pouquinhos, vou juntando partituras feitas para os novos CDs, como as canções do 'Tudo', que já foram todas digitalizadas pela querida e talentosa Antonia Adnet. Somadas a outras mais antigas que tenho, ainda escritas à mão, e necessitando ser transpostas para as novas mídias, isso daria um songbook dos mais alentados. Mas muita coisa ainda teria de ser feita, são cerca de 500 canções, e a escolha de Sofia seria inevitável.

Enfim, como nada é impossível na vida, quem sabe num futuro próximo uma surpresa boa acontece? Vamos ver.

10 Comments:

At 11:06 AM, Blogger Marcel said...

Um sonho que persegue a gente junto, enquanto isso, vamos levando no ouvido e nos olhos da vida.

Contabilizei 62 músicas do seu repertório que sei tocar, que foram surgindo de todas as maneiras imagináveis, sejam instrumentais ou não, foram estas, tem aquelas que só sai um trecho ou menos que isso, mas eu me divirto!

Um beijo enorme,
Até Jazz!

 
At 3:30 PM, Anonymous Baptistão said...

A morte estúpida do Almir Chediak foi péssima, não apenas pelo ser humano, mas pela enorme lacuna que deixou. Ele prestou um serviço inestimável à memória da Música com os seus songbooks, trabalho que, infelizmente, ninguém quis ou pôde levar adiante.
Eu gostaria muito de ter um songbook seu, e também de outros artistas que não chegaram a ser contemplados. (Sem contar os discos que acompanhavam os livros, sempre primorosos na escolha de intérpretes e repertório.)
Não sei se você viu o songbook lançado neste ano pelo Vitor Ramil. Além do livro com textos e partituras, um lindo disco duplo com 32 músicas em gravações inéditas, algumas com participação de convidados. Ele usou o sistema de crowdfunding, que tem viabilizado alguns projetos por aí. Com o público fiel que você tem, a chance de dar certo seria grande. (Eu mesmo seria um dos primeiros colaboradores.)
Fica a dica.

 
At 8:21 PM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

Seria uma notícia espetacular não só para os músicos como para todos os seus fãs em geral. A morte do Almir Chediak deixou uma grande lacuna, mas tomara que você consiga realizar esse projeto maravilhoso.

 
At 3:42 AM, Blogger pituco said...

joyce,

boas novas…imagino que seja uma empreitada daquelas…pro projeto resultar bacanudo…bom saber, também, que o 'tudo' já está salvo pela antonia adnet…

o djavan postou alguns vídeos, com ele próprio ensinando as harmonias (pelo menos) de algumas canções…não é a mesma coisa, sei…mesmo pq no final, a gente muda tudo…rsrsrs…mas, sempre é bom saber como foi que o criador concebeu sua criação…

abrsonoros e aguardamos anciosos

 
At 8:14 AM, Blogger Gabriel Medeiros denoiteosolilumina@gmail.com said...

Joyce, espero muito pelo seu songbook!!
A ideia do crowdfunding é bem bacana, acho que pode dar super certo!
Enquanto isso, uma sugestão, algumas cifras poderiam ser disponibilizadas no seu site, outros colegas seus como Dori Caymmi e Francis Hime já fazem isso.
Abraços!

 
At 3:22 PM, Blogger Regina Magalhães said...

Joyce,
Recorra à boa e velha vaquinha, ou crowdfunding, como queiram... Seremos muitos a participar, com certeza. Sonho que se sonha junto é realidade!

 
At 1:02 AM, Blogger Lalu said...

Estaremos no aguardo. E o crowdfunding teria o meu apoio e colaboração tb… :-)

 
At 7:31 PM, Blogger Iara Canuto said...

Aiiii Joyce, quero muito ter esse songbook, não sabe o quanto somos carentes de boas partituras nas universidades de música popular!
Este ainda será um sonho meu a se realizar! Tomara!
Beijo grande!

 
At 1:07 PM, Blogger Ricardo Gilly said...

Cara Joyce, estou editando novos songbooks, nos moldes daqueles que fiz com Almir Chediak. Lançando esta semana o Songbook Luiz Gonzaga e terminando o novo livro de Edu Lobo.
Vamos fazer o teu?

 
At 3:28 PM, Blogger joyce said...

Ricardo Gilly, vamos conversar, quem sabe? Mande um email válido e entramos em contato. Abraços.

 

Postar um comentário

<< Home