quarta-feira, abril 16, 2014

TUDO - final da missão

E eis que meu amado 'Tudo' - CD autoral, independente, com 100% das músicas inéditas e 100% dos recursos tirados do meu próprio e combalido bolso - foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira, como melhor CD de MPB. Concorro com dois colegas queridos, e a quem muito respeito: meu parceiro Edu Lobo e o talentoso Vitor Ramil.

Uma indicação como esta sinaliza algo de importante. Pois meus discos são assim meio órfãos, vêm ao mundo sem gravadoras majors e sem lobby algum que não seja seu próprio valor, se algum houver. Assim como valorizo imensamente as 4 indicações que tive para o Grammy Latino (em 2000, 2004, 2005 e 2010), pois esta é uma festa da indústria fonográfica, e o fato de discos independentes chegarem lá, ainda que sem a premiação final, é um passo gigantesco no reconhecimento de uma música que é feita com suor e muita batalha no dia-a-dia. Significa que, de alguma forma, esta música foi ouvida e apreciada o suficiente para fazer com que profissionais do ramo votassem nela. É um forte sinal de vida. Estamos vivos, estamos aí (título, aliás, de um belo CD d'Os Cariocas, também indicados ao PMB como melhor grupo vocal, e que abre com a minha - em parceria com Menescal e Lyra- 'Madame Quer Sambar')

(Não esquecendo que no começo de 2013 foi feita a pesquisa entre público e internautas sobre qual dos dois CDs já lançados no exterior eu deveria lançar no Brasil naquele ano. Entre 'Rio', CD de canções sobre minha cidade, e o CD de inéditas, as inéditas ganharam de lavada.)

Prêmios, e indicações para eles, não podem ser usados como juízo de valor. Muita gente bacana mereceria estar também indicada, há muitos talentos pipocando no Brasil que precisam ser mais reconhecidos - mas o Brasil não conhece, e talvez de fato não mereça, a música que tem. Por enquanto me sinto feliz e, de certo modo, representando a todos os underdogs da nossa área. Eu e outros amigos queridos que também foram indicados em outras categorias. Que possamos ser felizes e viver em paz com a nossa arte, com a música que, no dizer da minha parceira Léa Freire (também indicada com seu grupo Vento em Madeira), "alimenta a alma". É só o que desejo a todos.

8 Comments:

At 3:55 PM, Blogger Luiz Antonio said...

Parabéns!
Fiquei sabendo porque como abri uma conta no facebook, para votar no TUDO - acabei curtindo a pagina do face - JoyCe Moreno - e recebi uma atualização dando a notícia.
Nem sabia que havia premiações no Brasil para música onde coubesse nomes como o seu, Edu, Léa e Vitor..achei que só existisse as premiações onde só concorrem e são indicados os sertanejos universitários e os axemúsicos.
Acho um fato raro aqui. Imaginava que músicos como vocês só recebessem indicação através do Grammy.

Merece! Você a cada novo trabalho se apresenta cada vez mais jovem sua música é sempre atual, vanguarda, quanto mais experiência
tens mais nova fica tua música!
MEU VOTO É PRA "TUDO" porquê é ótimo, pelo que já disse acima e por ser INÉDITO E CORAJOSO em relação aos outros dois concorrentes de alto quilate!

 
At 10:07 AM, Anonymous Mauricio said...

Oi Joyce. Nao vao conseguir abafar teu trabalho. Onde existe arte de verdade ninguem segura. Mais cedo ou mais tarde ele vai brilhar.

 
At 2:02 AM, Blogger pituco said...

joyce,

na torcida…por ti, pela música e pelo brasil…

abrsons

 
At 6:25 PM, Blogger Bernardo Barroso Neto said...

Eu soube pelo blog Notas musicais do Mauro Ferreira. Parabéns pela indicação mais do que merecida. Fico na torcida para o Tudo ganhar.

 
At 12:10 PM, Blogger rogerio santos said...

Parabéns pela indicação e que seja uma força extra para novos projetos. Abraços, Rogerio Santos.

 
At 6:36 PM, Anonymous Aleksander said...

Tudo CD - I got it several months ago, and it confirms your, Joyce, way of thinking about music.
So different from what can be heard here and there in Europe and anywhere else.
Ideas, put into themes that vary one from another. Ideas wrapped with brazilian flavours and rhytms that
I consider very "chic" and sophisticated. That makes it a very cool & bacana music that I admire very much.
I even enjoy it not very often - that makes me discovering it almost as "new" every time when I put this CD into my player.
I also sent a messages to some institutions and people in my city Poznan/PL about you.
Let us see if it works. I think it would be a great concert and a briliant introduction of brazilian music here.
I am waiting for your new CD and - if possible - for your songbook.

 
At 10:37 AM, Blogger joyce said...

Obrigada, pessoal! Na torcida também, mas sem esperar por demais...
Thanks, Aleksander! We have a Europe tour happening in January, and songbook is in its way... Let's hope Poland is included this time!

 
At 1:04 PM, Anonymous Hugo, de Barcelona said...

Parabéns, Joyce! Será que você vem aqui algum dia apresentar o seu trabalho?

 

Postar um comentário

<< Home