quinta-feira, setembro 11, 2014

2nd Love Song

É o título provável do CD que gravei em duo com meu velho e querido amigo Kenny Werner (ao meu lado na foto). Somos próximos desde 1989, quando fui gravar em Nova York o primeiro dos meus CDs pela Verve, e ao ver Kenny tocar em duas ocasiões - primeiro com alguns amigos brasileiros, e em seguida na Vanguard Big Band - não tive dúvidas em chamá-lo para minha gravação. Nunca me arrependi. O CD foi lançado em 1990, e convidei Kenny para integrar a banda nas pequenas turnês americanas que fizemos - incrivelmente, ele, que já tinha certo prestígio na área do jazz naquela época, topou de cara. Em 1991 ele também esteve conosco no Japão, fazendo o circuito dos Blue Notes. E desde então nos vemos sempre e acompanhamos os trabalhos um do outro, ele com seu trio ou em incursões orquestrais brilhantes, como a que fez com a BJO, na Bélgica, e um recente trabalho quase sinfônico, com Joe Lovano e Judi Silvano como convidados.

Quando ele veio ao Brasil em 2013 para se apresentar num festival de jazz, fomos lá para vê-lo com seu trio, e ele me convidou pra subir e dar uma canja. Está no YouTube. Foi esse encontro que nos animou a fazer um disco juntos. Escolhemos pra isso as canções de amor mais bonitas que pudemos encontrar, em português, inglês, e até em italiano. Não fizemos ensaios, arranjos, nada: apenas combinamos os tons e saímos gravando. Do mesmo jeito que gravei com Toninho Horta (também em Nova York, em 1995) nosso CD de duo, 'Sem Você'.

Adoro trabalhar com músicos criativos. Mas pra que a coisa funcione, é preciso haver uma confiança harmônica implícita. Com pessoas como Dori Caymmi, Toninho Horta, Kenny Werner, não tem erro. É voar no trapézio, sem precisar de rede. Ô sorte!